Aos 16 anos, o joinvilense Leonardo Buch já começou a concretizar sonhos altos. Ele foi selecionado entre jovens de todo o mundo para participar de um programa realizado por uma televisão de Chengdu, na China. Além dele, quatro jovens de outros países também vão participar e embarcam nesta semana para a Ásia. Leonardo é o único brasileiro e está entre participantes vindos da Eslovênia, Irlanda, Itália e Hungria.
Continua depois da publicidade
O principal objetivo do programa chamado “Little Panda Journalists” (Pequenos Jornalistas – Urso Panda) é a integração e imersão cultural entre a China e outros países para reviver um pouco do que ficou conhecido como a primeira globalização: a Rota das Sedas.
Durante uma semana, os jovens vão participar de reuniões, apresentações, programações turísticas e apresentarão um pouco de seus países. Na oportunidade, também estarão presentes figuras importantes do país, como políticos chineses e o prefeito de Chengdu.
– É gratificante. Eu tenho um carinho muito grande pela China. Estudo o país há tempo, leio muito sobre a China e acho que a experiência vai agregar na minha carreira e futuro – completa Leonardo.
Depois de participar de um concurso em 2018, lançado pela Embaixada da China no Brasil, e alcançar o primeiro lugar na colocação a nível nacional, Leonardo acentuou o contato com o órgão e recebeu a indicação para participar da programação. Duas semanas após, em 26 de dezembro de 2019, ele recebeu a confirmação oficial de que faria parte da equipe. No último dia 21, terça-feira, Leonardo, a mãe dele e o irmão embarcaram juntos para o país.
Continua depois da publicidade
– A gente fica até um pouco assustada, por um menino de 16 anos ter uma conquista tão grande dessas. Ao mesmo tempo, muito orgulhosa e feliz por ele. Ele merece, é muito estudioso. Estamos felizes por representar o Brasil – reforça a mãe Valdete Fernandes Buch.
Paixão vem de infância
O amor pelo país começou por influência da família. Por causa do trabalho do pai de Leonardo, a família morou por dois anos na China. A partir disso, Leonardo se encantou pelo país.
– Eu gosto da parte histórica e da cultura em si da China. A gente não costuma aprender muito sobre a história deles nas escolas, por exemplo, e são mais de 5 mil anos de história. É algo que merece essa atenção – destaca.
Leonardo está no terceiro ano do Ensino Médio, já sabe que profissão quer seguir e sua grande paixão tem influência em sua escolha.
Continua depois da publicidade
– Quero cursar faculdade de direito para poder trabalhar na área da diplomacia e espero um dia ser considerado um chinólogo – projeta o adolescente.