Uma adolescente de 16 anos natural de Chapecó que estava desaparecida desde 21 de maio foi encontrada nesta segunda-feira (3). Ela foi achada em Santana do Livramento, cidade gaúcha que faz fronteira com o Uruguai, junto de um homem que foi preso, segundo a Polícia Civil.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do NSC Total pelo WhatsApp
A delegada Lisiane Junges, responsável pelo caso, confirmou que a jovem está bem e permanece até aqui na cidade em que foi encontrada. Já o homem que estava com a adolescente foi preso por suspeita de aliciá-la. Ele está detido também em Santana do Livramento, segundo a Polícia Civil catarinense.
Junges afirmou que não houve sequestro no caso. O homem convenceu a jovem a seguir com ele, prática que já havia cometido com outras vítimas do mesmo perfil.
— Seguramente, ele sabia que estava agindo contra a lei — afirmou a delegada sobre o suspeito.
Continua depois da publicidade
A delegada ainda revelou que o homem chegou a levar a jovem ao Uruguai, quando a Polícia Civil catarinense realizou diligências na região da fronteira para tentar surpreendê-lo.
Na ocasião, as autoridades de Santa Catarina contavam inclusive com um mandado de prisão com validação para ser cumprido até mesmo fora do país, em trato que envolveu a Interpol. Não foi nessa ocasião anterior, no entanto, que o suspeito acabou preso. Ele foi achado já no Brasil.
A delegada do caso disse que, para confundir as buscas, o homem estaria usando nomes diferentes do que ele e a jovem tinham em seus documentos. Além disso, os cabelos de ambos, que eram ruivos, foram tingidos de preto para que não fossem reconhecidos.
O desaparecimento foi investigado pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCami) de Chapecó, que manteve o caso em sigilo para não atrapalhar o andamento das apurações. O sumiço da jovem foi comunicado às autoridades pela família dela.
Continua depois da publicidade
*Com informações de Gabriel Guimarães, da NSC TV.
Leia também:
Adultos até 35 anos lideram desaparecimentos em SC em 2023; confira lista
Dez mil pessoas desapareceram em SC em três anos; adolescentes são maioria