O adolescente João Vitor Von Scharten, 13 anos, é um talento que desponta no esporte de Biguaçu. Há quatro anos ele treina judô e coleciona medalhas. São 19 ao total.

Continua depois da publicidade

Logo no início do treinamento começou a ter títulos. Foi campeão da Copa Floripa, infantil, em 2009. No ano seguinte consolidou-se como campeão estadual. E o futuro será ainda mais promissor.

A última competição importante em que participou foi o Sul Brasileiro, realizado em Porto Alegre em abril. Voltou para casa sem a medalha, mas com a experiência de ter lutado contra pessoas mais fortes e de saber que pode desenvolver ainda mais sua técnica e a força.

O João treina há aproximadamente 4 anos e teve um desenvolvimento espantoso, chegando a faixa laranja. De gordinho a um corpo forte para idade dele e tecnicamente evoluiu muito. Ele queria perder peso, conseguiu se desfazer de mais de 10 kg e agora quer continuar treinando.

Continua depois da publicidade

Ele é muito esforçado nos treinos e consegue treinar de igual com atletas mais velhos e mais graduados. Está treinando quase todos os dias comigo no CAM (Centro de Artes Marciais de Biguaçu) com muita dedicação.

A família esta sempre presente com ele, tanto nos treinos quanto nas competições. Acho que é um fator decisivo na evolução do atleta.

Ele tem muito respeito e educação com todos, dentro e fora do tatame. Isso é muito importante. Como pessoa, ele também é um exemplo na nossa equipe.

Continua depois da publicidade

Juntando tudo isso, um excelente biotipo físico, estrutura familiar, disciplina e educação e um centro de treinamento de nível, o resultado é um grande atleta. Ele já um expoente do esporte estadual na sua idade sub 15( 13 e 14 anos) e com certeza ele será um de nível nacional logo e, quem sabe, internacional.

Já está se preparando para tentar uma vaga nas próximas Olimpíadas. E não pretende desistir do esporte. Ele tem a vontade de ser sensei (professor) também e tem no judô uma filosofia de vida.

O João é um menino aplicado e muito dedicado, presta muita atenção e tem muito respeito por todos. Extremamente educado e gentil com todos no tatame, tem um futuro promissor e com certeza chegará longe, podendo ser, inclusive, um atleta olímpico. Va depender da estrutura, dos pais e principalmente da vontade dele! E ele tem muita vontade.

Continua depois da publicidade

Coleção de títulos

2013

Campeão Copa Camilo Penso – sub 15 – Videira – Março

2012

Bronze no Estadual – sub 13 – Balneário Camboriú

Campeão Regional – sub 13 – Palhoça

Bronze no Jesc Microrregional – 12 a 14 anos

Campeão Copa IEE – sub 13 – Florianópolis

Campeão Copa Floripa – sub 13 – Florianópolis

Vice Campeão Copa Camilo Penso – sub 13

2011

Vice campeão Estadual – sub 13 – Otacílio Costa

Bronze no Regional – sub 13 – Palhoça

Vice Campeão Copa Floripa – sub 13 – Florianópolis

Campeão Troféu Daniel Passos – sub 13

2010

Campeão Estadual – Infantil – Joaçaba

Vice Campeão Regional – Infantil – Florianópolis

Campeão Copa Floripa – Infantil – Florianópolis

Bronze no Meeting Interestadual Interclubes – Infantil – Florianópolis

Vice Campeão Copa Floripa – Infantil – Florianópolis

2009

Campeão Copa Floripa – Infantil – Florianópolis