Um adolescente de 16 anos é o quarto caso suspeito da varíola dos macacos, ou Monkeypox, no Brasil. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), o jovem, que esteve na Bolívia, está internado e isolado em um hospital de Corumbá, município do Estado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

De acordo com a secretaria, o jovem chegou a se consultar com um médico neurologista em 26 de abril, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Ele mora na cidade boliviana Porto Quijarro. Quando chegou a Comrumbá, neste domingo (29), ele foi isolado. A internação aconteceu em 30 de maio.

De acordo com a mãe do adolescente, ela e o filho não tiveram contato com ninguém com sintomas similares ao dele, mesmo em emergências lotadas do país vizinho. Ainda na Bolívia, o jovem começou a apresentar manchas avermelhadas pelo corpo, com rupturas de lesões na região peniana, mãos e pés.

Dengue, gripe e Covid-19 sobrecarregam emergências de hospitais em SC

Continua depois da publicidade

A SES explicou que, quatro dias após a troca de um medicamento, o jovem começou a apresentar lesões avermelhadas e arroxeadas nos membros superiores, que evoluíram com disseminação para o tronco, membros inferiores, boca e a região genital. Outras lesões inflamadas foram detectadas no couro cabeludo e tórax, além de febre (38,5ºC), ínguas na cervical, axilar e virilha.

Quatro casos suspeitos da doença no Brasil

No Brasil, este é o quarto caso suspeito da doença. Há ainda suspeitas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará. 

Em SC, o caso é de uma moradora de 27 anos de Dionísio Cerqueira, no Oeste.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma doença infecciosa. Ela é considerada endêmica em partes da África Ocidental e Central. A transmissão ocorre por contato próximo com o doente.

Os sintomas são

  • dores de cabeça
  • dores no corpo
  • nódulos linfáticos inchados
  • cansaço
  • erupções cutâneas nas mãos e pés

Leia também

Caso suspeito de varíola dos macacos em SC foi identificado em moradora do Oeste

Continua depois da publicidade

Argentina confirma primeiro caso da varíola dos macacos

Varíola dos macacos faz brasileiros buscarem por vacina abandona há 40 anos