Neste fim de semana, a adoção ganha espaço de destaque em São Bento do Sul. O tema é o foco de dois eventos realizados pelo grupo de Estudos e Apoio à Adoção Gerando Amor e pelo Poder Judiciário da Comarca da cidade. A data marca o Dia Nacional da Adoção, 25 de maio.
Continua depois da publicidade
A programação começa na sexta-feira, com a segunda edição do Conversa Aberta sobre Adoção. Baseado na primeira iniciativa de sucesso, realizada no ano passado, o evento retorna ao público mantendo o mesmo formato.
Uma arena recebe os espectadores, que interagem diretamente com os convidados. As perguntas e respostas são intercaladas às músicas entoadas pela Banda Gerando Amor, formada especialmente para o dia. É nessa aura dinâmica e de tom divertido que especialistas discutem um tema sério: a adoção de crianças maiores e de adolescentes.
Para o encontro, estará presente a psicóloga Marlizete Maldonado Vargas, de Aracaju (SE). Autora do livro “Adoção Tardia: da família sonhada à família possível”, ela deve mostrar uma nova opção àqueles que pensam na adoção apenas como o acolhimento de bebês. O juiz da Vara da Infância e da Juventude de São Bento do Sul, Edson Luiz de Oliveira, também compartilha o palco para tratar do tema.
Continua depois da publicidade
– Hoje existe um grande número de crianças maiores e de adolescente para adoção e um número muito maior de famílias que querem adotar. Porém, o perfil dos casais é de buscar bebês, meninas, de olhos azuis, pele branca. Mas essa conta não fecha, pois nossa realidade é outra. Queremos que as pessoas se conscientizem. Para mudar essa situação, basta mudar o perfil e para isso é preciso mostrar que é possível adotar, criar e educar crianças maiores e adolescentes – explica o presidente do Gerando Amor, Luis Bittencourt.
No sábado, o tema volta à tona na oficina sobre adoção de crianças maiores e adolescentes. Voltada a profissionais, a aula tem por objetivo fornecer conhecimentos para a melhor atuação de operadores legais e voluntários no processo de preparação de casais que querem adotar. Com a programação, tanto o Judiciário quanto o Gerando Amor buscando concretizar um de seus atuais focos:
– Não buscamos um filho para uma família, tentamos orientar as famílias, pois procuramos uma família para uma criança. É a necessidade da criança em primeiro lugar – defende Luiz.
Continua depois da publicidade
Serviço
Sexta-feira, 23
O que:Conversa Aberta sobre Adoção
Local: Centro Social da Igreja Puríssimo Coração de Maria – Centro, São Bento do Sul
Horário: 19h às 22h
Público: evento aberto à comunidade
Gratuito
Sábado, 24
Oficina sobre adoção de crianças maiores e adolescentes
Coordenação: Marlizete Maldonado Vargas
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper _ São Bento do Sul/SC
Horário: 8h às 12h
Público: Estudantes e profissionais de áreas afins, grupos de estudos e apoio à adoção
Inscrições pelo e-mail: isabel.bittencourt@tjsc.jus.br
Vagas limitadas
Gratuito