O Ato de adotar requer um grande investimento afetivo, uma grande capacidade de acolhimento e uma profunda capacidade de amar. Inúmeras são as razões e motivos pelos quais as pessoas optam por adotar um filho: solidão, companhia para um filho único, questão de gênero, auxiliar crianças em situação de vulnerabilidade social, inquietação com as questões de abandono físico, moral, intelectual e afetivo.
Continua depois da publicidade
Há no país, no Estado e no nosso município milhares de crianças e adolescentes esquecidos em abrigos, esperando que a Justiça olhe por elas. Diante deste quadro elaborei um projeto de lei para incentivar a adoção de crianças e adolescentes, proposto pelo Projeto de Lei Ordinária nº 474/2013 que institui a Semana de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes, projeto aprovado por maioria absoluta em plenário agora no mês de junho. Fundamentado na seguinte justificativa: toda criança e adolescente tem o direito de ser criado e educado no seio da sua família. Na impossibilidade desta, assegura-se aos mesmos uma família substituta, garantindo a convivência familiar saudável e afetuosa.
A Semana Municipal de Incentivo à Adoção, além de conscientizar a população sobre o direito de toda a criança e adolescente à criação e educação no seio de uma família, ainda que substituta, em uma convivência saudável e afetuosa, também visa apoiar e estimular a adoção legal e humanizada. Minha intenção com a aprovação desta Lei é ressaltar a necessidade de se encorajar a adoção de grupos de irmãos, crianças mais velhas e adolescentes, além de inter-raciais e de pessoas com necessidades especiais.
O grande número de crianças e adolescentes que aguardam encaminhamento nos abrigos da cidade e no país, resultante de preconceitos que ainda persistem com relação ao processo de adoção, principalmente por falta de informações, é algo no mínimo assustador. O que será do futuro dessas crianças que passam os seus dias sonhando e aguardando a vinda de uma família que acolherá? A realização da semana proporcionará debates, esclarecimentos e sensibilidade sobre os aspectos que desestimulam a prática da adoção na sociedade e contribuirá com o assunto, trazendo à tona suas vantagens.
Desejo não apenas criar leis que sensibilizem para a adoção, mais que isto quero sensibilizar corações para a efetivação da adoção de filhos do coração.
Continua depois da publicidade