Atuo em administração empresarial há aproximadamente 16 anos, e percebo o quanto os empresários ainda não identificaram a importância deste profissional na gestão empresarial das suas organizações. Situações como pressão por redução de custos, margens de lucro reduzidas, fragmentação de negócios e competidores agressivos fazem com que as empresas, cada vez mais, e urgentemente, busquem com mais intensidade aquisição, manutenção e atualização de conhecimento.

Continua depois da publicidade

As informações, em função da velocidade das mudanças, se tornam obsoletas, incompletas, e até mesmo, em muitas ocasiões, inadequadas. O administrador planejador é um profissional, ou faz parte de um grupo profissional, qualificado para a identificação e resoluções de problemas que digam respeito à política, organização, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e auxílio na implementação dessas recomendações.

Muitos empresários me perguntam: mas afinal, quem precisa de administradores planejadores? Costumo responder: todas as organizações, sejam do primeiro, segundo ou terceiro setor da economia, de alguma forma, precisam destes profissionais. Desde a pequena até a multinacional.

O principal motivo para se contratar o administrador planejador é, justamente, a necessidade de aplicar conhecimento. As empresas, muitas vezes, nem sabem o que precisam – e em muitos casos até possuem o conhecimento, mas não a competência para usá-lo.

Os administradores planejadores podem ser reconhecidos por algumas características. Eles possuem comportamento empreendedor, definido como a exteriorização dos valores, das emoções e da aplicação do conhecimento. Detêm habilidades e conhecimentos específicos, mas conseguem enxergar o todo. São qualificados e têm base educacional nas áreas em que atuam. Acumulam experiências nas quais se percebe a consolidação e aplicabilidade do conhecimento.

Continua depois da publicidade