Após oito anos, Osvaldo Jurck (PSDB) retorna à administração de Schroeder com a promessa de fazer uma gestão participativa. Para o tucano, a virada política conquistada nas urnas teve influência do desempenho do governo que comandou de 2001 a 2004.

Continua depois da publicidade

Um dos desafios do prefeito eleito será buscar mais investimentos na rede de energia elétrica para incentivar a abertura de novas empresas na cidade. Para isso, ele pretende reforçar a reivindicação junto ao governo estadual em parceria com a associação empresarial da cidade.

A Notícia – Ao que o senhor atribui a vitória nas urnas com 6.487 votos, representando 64,52% do total?

Osvaldo Jurck (PSDB) – Acreditamos que a vitória foi resultado da representação da vontade de mudança do eleitor, a demonstração do sentimento de uma administração mais participativa e de proximidade com o governo, base da nossa campanha. Sabemos que o maior patrimônio está no valor das pessoas e a elas devemos a nossa vitória.

Continua depois da publicidade

AN – Quais serão suas primeiras ações logo depois da posse. Fará auditoria? Por quê?

Jurck – Para toda transição se faz necessária a interação da estrutura administrativa existente. Vamos verificar por meio do diálogo a real situação de todas as áreas e com base nessas informações estaremos reestruturando a Prefeitura para um nova gestão.

AN – Quais aprendizados da sua experiência política-administrativa deve levar para o próximo mandato?

Jurck – Aprendemos ouvir as pessoas e oportunizar sua participação para que efetivamente sejam integradas à administração, que é pública.

Continua depois da publicidade

AN – Como deve conduzir a administração?

Jurck – Com diálogo em todas as esferas.

AN – Tendo a maioria na Câmara, o senhor fará uma reforma administrativa?

Jurck – Após o real conhecimento da atual situação do município, faremos os ajustes necessários para dar início a uma nova administração.

AN – O senhor já começou a pensar na composição do secretariado?

Jurck – Estamos dando início aos contatos com os partidos coligados para análise da composição da futura equipe de trabalho.

AN – Um dos problemas enfrentados em Schroeder é pouca capacidade da rede de energia elétrica, o que acaba dificultando até abertura de novas empresas na cidade. Que tipos de ações deverá fazer para tentar solucionar o problema e ajudar o crescimento econômico da cidade?

Continua depois da publicidade

Jurck – Sabemos das dificuldades, deficiências e dos investimentos que estão sendo feitos nesta área. Estaremos reforçando este pleito ao governo estadual, por meio da Celesc, e, juntamente com a associação empresarial, reforçaremos o pedido de aumento da capacidade de transmissão de energia elétrica. Não somente para Schroeder, mas para toda a região.

AN – Schroeder tem belezas naturais. Como pretende fazer crescer o turismo local?

Jurck – Vamos realizar um diagnóstico dos recursos naturais existentes. O município tem uma reserva florestal permanente junto à Usina Hidrelétrica. Pretendemos explorar essa área sem agredir o ambiente. Vamos dar incentivo à prática de esportes radicais, cooperar com o setor agrícola para que se possa ofertar a venda da produção. Apresentar um projeto de turismo elaborado de forma cooperada com o setor de serviços, como pousadas e restaurantes. Vamos buscar recursos nos governos estadual e federal.