A administração do Aeroporto Regional de Jaguaruna, no Sul do Estado, que está com as obras em fase final, será terceirizada através do processo de licitação, mas antes o governo do Estado precisa ser oficialmente reconhecimento como gestor do empreendimento. Esse procedimento burocrático será iniciado nesta terça, dia 24, na Secretaria de Aviação Civil (SAC) em Brasília.
Continua depois da publicidade
O secretário de Estado de Infraestrutura Valdir Vital Cobalchini tem uma audiência marcada em Brasília e espera voltar para Santa Catarina com a pendência resolvida.
– Espero que o encontro seja conclusivo. A Secretaria de Aviação Civil e a Casa Civil já definiram pontos importantes dos novos aeroportos em todo o Brasil e por isso a administração desse aeroporto em Jaguaruna está bem encaminhada – explica Cobalchini.
As obras de acesso da BR-101, no trevo do município de Sangão, ao Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, na localidade de Olho D´água, em Jaguaruna, estão em fase final e com isso o empreendimento está praticamente concluído. Para efeitos legais, o aeroporto segue sob responsabilidade da União, mas depois do convênio será gerido pelo Estado.
A partir dessa nova realidade será lançado o processo de licitação para administração do empreendimento. O edital já está pronto e, segundo o secretário Cobalchini, três empresas já teriam manifestado interesse em participar da concorrência.
Continua depois da publicidade
– A expectativa é de que no próximo verão o local já possa oferecer serviços e beneficiar principalmente o turismo no Estado – acredita o secretário.
Uma circunstância, porém, ainda se arrasta em torno do aeroporto. O consórcio intermunicipal que ficou responsável pela desapropriação de terras ainda não pagou todas as indenizações. A dívida pendente seria de R$ 800 mil.