Enquanto o Presídio Regional de Blumenau registrava mais uma tentativa de fuga de dois detentos nesta sexta-feira, a decisão sobre o imóvel onde será construído o novo Complexo Penitenciário do Médio Vale do Itajaí era adiada. A escolha do terreno ficará para a próxima terça-feira. O prazo que terminou sexta-feira foi estipulado há uma semana pelo governador Raimundo Colombo em visita à Blumenau.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, César Botelho, a prorrogação foi solicitada para que a comissão responsável pela decisão sobrevoe as áreas cotadas e possa ter uma avaliação ainda mais detalhada. O grupo é formada por integrantes da SDR, Departamento de Administração Prisional (Deap), Fatma e secretarias estaduais de Administração e de Justiça e Cidadania.
_ Falta esta atividade para finalizar e escolha. A maior dificuldade é achar um imóvel com a dimensão de mais de 100 mil metros quadrados e que não tenha problemas de enchente e impedimentos ambientais _ argumenta Botelho.
O secretário regional reforça a intenção de que a obra esteja licitada até o final de 2013 para que a região não corra o risco de perder os R$ 27 milhões já garantidos pelo Estado para execução do complexo. Conforme a Secretaria Estadual de Administração, engenheiros do Departamento de Gestão Patrimonial do Estado estiveram na região para avaliar os locais.
Continua depois da publicidade
O diretor de Planejamento da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, Roberto Garcia, também confirmou que o relatório sobre o terreno para o complexo ainda é elaborado.
Do anúncio do novo presídio feito pelo Departamento de Administração Prisional (Deap) até terça-feira já terão se passado quase um ano e três meses. Em maio, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) anunciou que o presídio seria instalado em Blumenau. Apesar da decisão da Ammvi e da definição do local, Botelho não dá pistas da cidade e do bairro em que a penitenciária será erguida:
_ Não é um condomínio cinco estrelas, é um presídio. O tema é delicado, então não podemos dizer que será em algum lugar específico para não gerar descontentamento da população.
Continua depois da publicidade
O secretário de Planejamento de Blumenau, Alexandre Gevaerd, afirma a prefeitura identificou sete áreas em Blumenau que poderiam abrigar o complexo penitenciário:
_ Disponibilizamos sete terrenos sendo que dois na região Sul foram descartados por não terem as dimensões necessárias e por ficarem muito próximos à concentrações urbanas. Os outros cinco terrenos ficam na região Norte e atendem todos os critérios de área, acessibilidade e afastamento de lugares habitados. Destes terrenos, três são os preferenciais.