O X (antigo Twitter) deve ser suspenso do Brasil nas próximas horas após descumprimento de decisão judicial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que intimou Elon Musk, o dono da rede social, para indicar um representante legal no país. O possível fim da plataforma gerou memes e ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais entre quinta-feira (29) e a manhã desta sexta (30).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O X, ou Twitter, como era chamado, foi criado em março de 2006 e lançado em julho do mesmo ano. Segundo plataforma alemã Statista, o Brasil é o sexto país com mais usuários no mundo com 22 milhões de internautas ativos na rede social. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos, Japão, Índia, Inglaterra e Indonésia.

Quando o X/Twitter sairá do ar? Entenda o impasse judicial envolvendo o bloqueio da plataforma

Considerada uma das redes sociais mais usadas pelos brasileiros, a possível suspensão do X gerou memes e movimentou a internet. Frases como “Adeus, Twitter” e o “Twitter morreu” ficaram entre os assuntos mais comentados na plataforma desde quarta-feira (28).

Continua depois da publicidade

Veja os melhores memes

Entenda

impasse judicial de Elon Musk e Alexandre de Moraes começou com a determinação, pelo STF, de suspender perfis considerados associados a milícias digitais contra o Estado Democrático de Direito. O bilionário ameaçou descumprir a determinação sob a alegação de censura.

Em 7 de maio de 2024, Moraes rebateu a acusação ao determinar a inclusão de Elon Musk no inquérito das milícias digitais por obstrução de justiça, abuso de poder econômico e incitação ao crime. A decisão veio atrelada a uma multa de R$ 100 mil para cada perfil derrubado que fosse reativado pelo X.

No dia 17 de agosto de 2024, o perfil Global Government Affairs (@GlobalAffairs) do X publicou na rede social informando o encerramento das atividades no Brasil. Conforme o texto, a decisão de retirar os escritórios do X do país foi atribuída a uma — suposta — ameaça de Moraes ao representante legal da empresa no Brasil. A responsável em questão é Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição.

Continua depois da publicidade

Com a determinação da suspensão da plataforma no Brasil, ainda não há expectativa para que o X deixe de se tornar acessível aos brasileiros, já que isso depende das operadoras de internet. As maiores do Brasil (Claro, Oi e Vivo) representam mais de 40% do mercado. A Starlink, do próprio Elon Musk, tem 0,4% do total de acessos de banda larga no Brasil.

Leia mais

Quem é o comerciante que diz ser o 4º filho de Gugu Liberato e exige parte da herança

Árvores e até diamantes: famílias pagam até R$ 260 mil para transformar cinzas de mortos