Um dos SUVs mais vendidos do Brasil está prestes a mudar. A Jeep acaba de anunciar oficialmente novidades para o Renegade em 2022, que chega às lojas no primeiro trimestre.

Continua depois da publicidade

Uma delas é que o Jeep virá com o novo motor T270, o 1.3 turbo flex com potência de 185 cv (etanol) / 180 cv (gasolina) e 27,5 kgfm de torque – em todas as suas versões 4×2 (combinada com o câmbio automático de 6 marchas) e 4×4 (com transmissão automática de 9 velocidades).

Agora, então, é oficial: o Renegade perde a versão a diesel e passa a ser oferecido apenas na opção flex.

No visual, ainda bastante disfarçado, dá para perceber que não muda nada radicalmente. O Renegade mantém suas formas tradicionais e deve ganhar atualizações em faróis, lanternas, rodas e outros detalhes.

Continua depois da publicidade

Novo recurso

As versões 4×2 passam a contar com o Jeep Traction Control +, recurso já conhecido no Compass e Commander, com o qual o sistema de controle de tração atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas.

Na prática, o sistema detecta a roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF.

Em um teaser divulgado pela Jeep nesta sexta-feira (17), a versão Trailhawk (4×4) equipada já com o novo motor desbrava desafios fora de estrada, em trechos enlameados, descidas íngremes em terrenos molhados, buracos, além de áreas alagadas e de pedras. Um dos recursos 4×4, aliás, é o seletor de terrenos nos modos Auto, Neve, Areia/Lama e Pedra, facilitando a vida do motorista.

Posicionamento e estimativa de preços

Com essas mudanças, a Jeep reforça o apetite off-road de seu Renegade e deixa as versões a diesel para o Compass e Commander.

Continua depois da publicidade

Analisando o portfólio hoje, o atual Renegade custa entre R$ 97 mil (com motor 1.8 flex 4×2), enquanto a versão turbodiesel, que será extinta, começa em R$ 160 mil e vai até R$ 181 mil – mas já sumida das lojas há alguns meses.

Já o Jeep Compass parte de R$ 152 mil (flex 4×2) e vai a R$ 233 mil (turbodiesel 4×4).

E lembrando que a Jeep e Fiat fazem parte do mesmo grupo, Stellantis, também existe a estratégia de manter o Fiat Pulse, SUV compacto e de vocação mais urbana, abaixo do Renegade. O Pulse hoje vai de R$ 84 mil a R$ 120mil.

O Renegade 2022 deve chegar por preços a partir de R$ 100 mil (flex 4×2) até por volta dos R$ 160 mil (topo de linha 4×4) e assim respeitar a hierarquia dentro das estratégias de portfólio do grupo. 

E sem dúvida que um novo motor, e outras renovações internas em conectividade e tecnologias, devem manter o SUV no topo do ranking de vendas.

Continua depois da publicidade