Por três dias, a população de Presidente Nereu ficava agitada durante a tradicional Festa do Frango Caipira. Eram dias para esquecer dos problemas, dos descompassos da vida do campo e entrar no ritmo da festança. A época ficava propícia aos bailes, aos shows e às delícias gastronômicas. Tudo à base de frango caipira, é claro. Mas há dois anos, sem motivo aparente, tudo mudou. Os frangos continuaram nos quintais, as tendas não foram montadas e não houve festa. A cidade ficou em silêncio.
Continua depois da publicidade
Os moradores ainda lembram do evento. Gostavam da época em que os olhares de toda a região se voltavam para a pequena cidade. Vinha gente de Blumenau, Rio do Sul e Ituporanga. Esses momentos fazem aumentar a nostalgia, principalmente quando somados às lembranças dos tempos em que os palcos improvisados recebiam cantores de peso, como Sérgio Reis.
Mas a vida continua, com ou sem o frango caipira. Apesar das saudades, há muito o que se ver e curtir em Presidente Nereu. A cidade vive da produção agrícola. O tabaco tem sustentado famílias há décadas. No turismo, ainda há muito o que ser descoberto. As cachoeiras e as cascatas estão lá esperando para ser desbravadas pelos visitantes. Sítios são oferecidos para que os hóspedes sintam na pele a vida do homem do campo.
Por isso, reserve um tempo na agenda e venha conhecer o município. As belezas naturais são encantadoras.
Antônio Francisco Comandoli
Continua depois da publicidade
prefeito
– É uma cidade que garante sossego, tranquilidade e segurança.
SAIBA MAIS
População: 2.281 habitantes.
Localização: Vale do Itajaí, a 43,6 km de Rio do Sul
Área: 224,67 quilômetros quadrados
Emancipação: 19/12/1961
Características: foi colonizado no começo do século 20 por caçadores vindos de São Petro de Alcântara
Atrações: turismo rural e histórico
Particularidades: o nome foi dado em homenagem ao único presidente da República nascido em Santa Catarina