Seiscentos mil reais. Este é o custo estimado da construção de dois retornos funcionais que são a aposta da Autopista Litoral Sul para desafogar o trânsito no trevo entre a BR-101 e a rodovia Jorge Lacerda em Itajaí. O valor foi apresentado nesta semana numa reunião entre prefeitura e representantes da concessionária que administra a BR-101 e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
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Segundo o projeto entregue pela Autopista à prefeitura na semana passada, os retornos vão desviar o fluxo de veículos para as marginais e fazer com que os motoristas que trafegam pela 101 não precisem entrar no trevo caso queiram mudar de sentido. A pedido da concessionária, que alega que a obra não está prevista no contrato de concessão da rodovia, a administração municipal avalia se terá condições de arcar com a execução dos trabalhos.
O prefeito Jandir Bellini pediu um levantamento financeiro para avaliar possíveis fontes de recursos da obra. Ele argumenta que a cidade é a maior interessada na execução do projeto e chegou a oferecer equipamentos da Secretaria de Obras para a construção dos retornos, trabalho que é considerado simples pelos engenheiros que elaboraram a proposta. Caso a prefeitura decida pagar a obra, a Câmara de Vereadores deverá analisar a proposta antes da liberação da verba.
– Quem mais utiliza esse trevo são os itajaienses, então nós temos pressa que a obra seja feita, não podemos deixar de atender a comunidade – frisou.
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Além disso, a proposta ainda precisa ser aprovada pela ANTT em Brasília antes de sair do papel. Caso o Executivo não assuma as melhorias, o prefeito diz que o investimento terá que ser feito pelo governo federal, o que tende a retardar o início das obras.
– Vamos fazer o que for possível para que essa obra seja executada o quanto antes – diz Bellini.
Trabalho conjunto
O projeto para amenizar os congestionamentos no trevo da rodovia Jorge Lacerda com a BR-101 começou a ser elaborado a partir de um grupo de trabalho que reunia integrantes da Autopista, ANTT, prefeitura e polícias no ano passado. A proposta prevê a implantação de retornos funcionais que ficariam embaixo do viaduto, apenas com restrição de altura, e eliminariam parte do movimento da rótula, direcionando-o para as marginais da BR-101.
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– As duas alças vão beneficiar quem está na BR-101 e vai fazer o retorno. Quem vem no sentido Norte da 101 e quer ir para o Sul, por exemplo. Ontem (quarta-feira) à tarde passei por ali no horário do almoço e três carretas utilizaram a rotatória da Jorge Lacerda para fazer retorno. Elas trancaram quem vinha pela Marginal no sentido Sul – conta o prefeito Jandir Bellini.