As três características que devem acompanhar Adeliana Dal Pont nos próximos quatro anos como prefeita de São José estiveram evidentes na noite desta terça-feira, em um lotado Centro de Eventos, no Golden Executive Hotel.
Continua depois da publicidade
Firme, ela voltou a falar da saúde como prioridade, seguida de educação e segurança. Perfeccionista, não se conteve com o discurso pronto desde a última sexta-feira e fez mudanças no texto, a mão, até poucos segundos antes de ser chamada ao palanque. E com toda a sensibilidade de mulher, não resistiu a um trecho da fala, embargou a voz e parou uma única vez.
Foi quando olhou para a mãe, sentada do outro lado do salão, no espaço destinado a autoridades:
– Eu sei que ter chegado até onde cheguei também é a realização de um sonho da senhora. Obrigada pelo amparo de sempre.
Continua depois da publicidade
Aos 84 anos, dona Meléria Cesa Dal Pont também chorou ao ver a filha emocionada. Uma emoção contida, que trazia desde a eleição da filha, com quem mora em Campinas. Adeliana não tem mais pai, não é casada e não tem filhos: a mãe, portanto, é a única parente próxima que costuma acompanhá-la nos eventos oficiais.
– É difícil da gente acreditar em tudo isso que está acontecendo – disse.
Vestida com um tubinho salmão e sapatos de salto muito alto, Adeliana falou ainda sobre comprometimento, obsessão e honra, em uma cerimônia que começou com meia hora de atraso e empossou também os 13 vereadores eleitos no pleito do ano passado. Na mesa das autoridades, o governador Raimundo Colombo, o presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio, e do deputado Espiridião Amim.
– Dediquei a minha vida inteira a duas paixões: saúde pública e São José. E assim vou continuar. Não vou baixar a guarda enquanto ver pessoas desassistidas na saúde e crianças fora da creche _ salientou.
Continua depois da publicidade
Nesta quarta-feira, às 10h, a nova prefeita dará posse ao secretariado no hall da prefeitura. Depois, pretende fazer visitas técnicas fora da prefeitura.
“Quero ser conhecida como a prefeita presente”
Pouco antes da solenidade de posse ter início, Adeliana Dal Pont falou com a imprensa, no hall de entrada do Golden Executive Hotel.
Qual a primeira medida do governo?
Adeliana – É fazer a máquina da prefeitura funcionar. A população espera isso de nós e é o que vamos fazer. Preciso de um diagnóstico mais detalhado da cidade, porque a transição foi muito rápida e com poucas informações.
Continua depois da publicidade
Qual a primeira promessa de campanha que será cumprida?
Adeliana – Continua sendo a saúde, como sempre enfatizei. Isto é algo muito imediato, é o meu grande compromisso com a cidade. Mas também há a educação, a segurança e a Universidade de São José (USJ), que também são importantes. É preciso fazer uma reforma muito grande na administração da prefeitura.
O que pretende que seja a principal marca do seu governo?
Adeliana – A transparência. Quero ser conhecida como a prefeita presente. Aquela que está em todos os momentos. A população pode confiar em mim.