A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross chegou a Sorriso (MT) no último fim de semana (22 e 23), com vitória para a regularidade do inglês Adam Chatfield na MX1 e a dobradinha da equipe Honda Mobil, com o português Paulo Alberto e o paulista Thales Villardi na MX2.

Continua depois da publicidade

Nem a alta temperatura, superior aos 30 graus centígrados impediu que os pilotos dessem um show no Motódromo do Vale Teles Pires. Na MX1, o piloto da equipe satélite Honda, Adam Chatfield, da Vulcano Ipiranga IMS, foi beneficiado pela regularidade nas baterias.

O inglês finalizou ambas na segunda colocação, e garantiu a vitória da etapa no somatório para seguir na liderança da categoria com 125 pontos. Wellington Garcia, da Equipe Honda Mobil, começou com tudo e venceu a primeira corrida, mas abandonou a segunda com problemas técnicos na moto.

Já na MX2, com as duas vitórias na etapa, Paulo Alberto alcançou Thales Villardi na liderança da MX2 e empatou no número de pontos com o companheiro: ambos com 141. No critério de desempate, o português leva vantagem sobre o paulista por ter conquistado as duas últimas rodadas.

Continua depois da publicidade

– Eu e o Thales estamos em uma disputa muito bacana. Fiquei feliz de conseguir esta vitória, pois não foi fácil. Estou trabalhanto forte para brigar pelo título – disse o português Paulo Alberto.

Agora, o Campeonato Brasileiro de Motocross segue para o Nordeste. A quarta rodada ocorre no dia 14 de julho, em Aracaju (SE).

A etapa:

MX1 – Apesar de Jean Ramos seguir na primeira colocação por um bom tempo durante a prova de abertura, Wellington Garcia teve maior competência e sorte que o paranaense. O goiano viu o rival ter problemas mecânicos, foi para ponta e chegou a sua primeira vitória na competição. Adam Chatfield terminou em segundo, seguido de Joaquim Rodrigues.

Continua depois da publicidade

Na corrida seguinte, Wellington se envolveu em um acidente com Jean e teve que abandonar a prova. Mesmo com o desgaste físico proporcionado pelo forte calor na primeira bateria, Adam conseguiu a segunda colocação, seguido de Humberto Martin. Antonio Jorge Balbi Júnior saiu vitorioso.

MX2 – Quando o gate da bateria inicial baixou, quatro pilotos se envolveram em um acidente, incluindo Thales Vilardi. Endrews Armstrong, da Dunas Team, conseguiu a primeira colcação, mas logo foi ultrapassado por Paulo Alberto.

O português comandou toda a prova e saiu com a vitória. Mesmo após sofrer algumas quedas e perder várias posições, Thales não se abateu, fez brilhante corrida de recuperação e acabou em segundo. Anderson Cidade, Hector Assunção e Marçal Muller completaram o Top 5.

Continua depois da publicidade

Na segunda bateria, mais uma vez Paulo Alberto e Thales Vilardi mostraram entrosamento e comandaram as ações. Apesar de Endrews ter feito o holeshot, Thales o ultrapassou rapidamente e assumiu a ponta. Foi assim até pouco mais de metade da prova.

De quarto colocado, Paulo venceu dois rivais e foi para segundo. Arrojado, o português foi para cima do companheiro de equipe e conseguiu a ultrapassagem depois de algumas tentativas. Thales chegou novamente em segundo. Eduardo Lima foi o em terceiro, seguido de Hector Assunção, Endrews Armstrong e Gustavo Pessoa, da Itamaracá Racing.

Júnior – Com a regularidade que vem marcando sua disputa no campeonato, Vitor Almeida, da Dunas Team, alcançou um lugar no pódio pela terceira vez consecutiva. Mesmo após sofrer uma queda, o satélite Honda se recuperou e conquistou a terceira colocação, seguido de Leonardo Souza, da LS Racing.

Continua depois da publicidade

Na classificação geral, Vitor ocupa o segundo lugar com 60 pontos. Quem venceu a prova mato-grossense após 16 voltas disputadas foi o gaúcho Enzo Lopes, que agora também lidera a categoria.