A então jovem Ada Sant´Anna da Silveira, em 1927, quando tinha apenas 19 anos, por conta própria, começou a dar aulas para crianças da região que hoje pertence ao bairro Paranaguamirim, na zona Sul de Joinville.

Continua depois da publicidade

Nascida em Biguaçu, na Grande Florianópolis, em 16 de abril de 1908, mudou-se para Joinville em 1921 com os pais. Sua vocação começou a aflorar aqui. Ela queria fazer a diferença: ela queria ser professora.

Primeiro, atendeu alunos na casa de um vizinho. Depois, abriu as portas de sua casa para levar educação para a comunidade. Casou-se em 1930 e, infelizmente, a professora – considerada rígida, porém, marcante e amável – morreu cedo, aos 39 anos. Ela não viu seu nome se transformar em escola, anos mais tarde.

O prédio do colégio foi construído no terreno da família, que foi doado para a Prefeitura. No início, levou o nome de Escola Bupeva. Mas em 1973 a unidade escolar passou a ser chamada Ada Sant´Anna da Silveira, como digna homenagem à ousada professora.

A escola continua no mesmo local e é uma das maiores da Zona Sul, com cerca de 1,2 mil alunos. Com uma temática voltada à preservação do meio ambiente, professores e educadores dão continuidade ao trabalho começado há 87 anos.

Continua depois da publicidade