Durante a tarde desta terça-feira (6) o Tribunal do Júri de Joinville condenou um homem de 43 anos por uma tentativa de homicídio ocorrido no fim de 2018, no bairro Vila Nova, zona Oeste da cidade. A sessão foi presidida pelo juiz Gustavo Aracheski.
Continua depois da publicidade
Após quatro horas de julgamento, o réu Valcir Rachi foi condenado a nove anos de reclusão em regime fechado. Oito deles pela tentativa de homicídio e um ano por furto do veículo. O homem está preso em Mafra porque, após o crime, foi detido em Rio Negrinho fugindo com o carro. Ele deve permanecer em Mafra.
Além do réu, o dono do bar e a vítima que sofreu a tentativa de homicídio também prestaram depoimento.
Sobre o caso
Segundo acusação do Ministério Público, após um desentendimento no dia 6 de outubro de 2018 com o proprietário de um bar, que se negou a vender mais bebida alcoólica, a vítima deixou o local. Ele foi seguido por um outro frequentador do bar que lhe atacou com três facadas, sendo duas delas na região do tórax.
De acordo com a pronúncia, a agressão apenas parou após a irmã da vítima ter gritado com o agressor, que fugiu dirigindo o veículo de propriedade do dono do bar. Esta tentativa foi praticada por motivo fútil porque o acusado não teria gostado da atitude da vítima ao discutir com o proprietário do estabelecimento.
Continua depois da publicidade
O réu foi preso, em flagrante, 24 dias após o episódio, em Rio Negrinho. Durante uma longa perseguição de carro e troca de tiros com policiais militares, o réu foi detido com a faca supostamente utilizada no crime, ainda com vestígios de sangue, além de uma espingarda e uma carabina de pressão.
Em matéria publicada às 10 horas desta terça-feira (6), o jornal A Notícia afirmava que a vítima havia morrido. Essa informação estava errada e já foi atualizada. O réu foi julgado por uma tentativa de homicídio.