O homem acusado de matar o irmão do traficante Sérgio de Souza, conhecido como Neném da Costeira, foi condenado a 16 anos e quatro meses de prisão. O julgamento ocorreu no Tribunal do Júri, nesta terça-feira (9), em Florianópolis. O crime aconteceu no dia 26 de outubro de 2016, na Capital.

Continua depois da publicidade

Alexandre Campos foi condenado pelo crime de homicídio qualificado, por motivo torpe. A sessão de julgamento durou cerca de 10 horas.

Campos deverá cumprir a pena em regime inicial fechado. O juiz Renato Mastella, que presidiu a sessão, negou o direito ao réu de recorrer da sentença em liberdade. Com isso, ele seguirá detido até que haja decisão em contrário.

Réu confessou o crime

De acordo com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), o réu confessou o crime durante o julgamento. Ele disse que matou o irmão de Nenê da Costeira porque estava sofrendo ameaças da família do traficante. A defesa do Campos argumentou que ele agiu em legítima defesa por causa dessas intimidações.

Já o Ministério Público sustentou que a morte teve elementos de uma execução fria, com requintes profissionais. A promotoria descartou a possibilidade de um caso de legítima defesa, principalmente porque a vítima, depois de levar tiros nas costas, ainda foi alvejada na cabeça, após cair no chão.

Continua depois da publicidade

Para a promotoria, o crime contra Valdeci de Souza foi motivado pela morte de outro traficante da região, Tiago Cordeiro, que foi assassinado também em 2016. O Ministério Público defende a tese de que o caso não passou de vingança e disputa de território entre grupos rivais de traficantes.

Outro lado

O advogado Guilherme Haugg Teixeira Carvalho, que representa Alexandre, não quis comentar a decisão dos jurados. Ele afirmou que vai recorrer da sentença porque acredita que as provas apresentadas no processo não condizem com a sentença recebida pelo cliente.