Cachorros resgatados após sofrerem maus-tratos ou atropelados em Florianópolis estão contando com um tratamento complementar durante a recuperação: a acupuntura. A técnica da medicina tradicional chinesa consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo com o objetivo de auxiliar no tratamento de doenças.
Continua depois da publicidade
O procedimento está sendo utilizado como um complemento ao tratamento veterinário convencional realizado por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), onde esses animais são levados após serem resgatados.

Atualmente, três cachorros atropelados na rua – Linda, Rodolfo e Cássio – têm a acupuntura como parte de seu tratamento de saúde. O procedimento é feito nos casos em que a lesão persiste mesmo após todo o tratamento convencional, de acordo com a Prefeitura de Florianópolis. As sessões são feitas pela veterinária Roberta Mounayer gratuitamente e de maneira voluntária.
Além da acupuntura outras duas técnicas chinesas alternativas estão sendo utilizadas: a cromoterapia, tratamento que utiliza cores para a cura de doenças, e a moxabustão, um tipo de acupuntura térmica.

Cidade terá Centro de Atendimento público para animais resgatados
Até o fim deste ano, o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro afirma que a cidade contará com um Centro de Atendimento à Saúde Animal.
Continua depois da publicidade
“Já está em fase de obras, teremos uma estrutura ainda maior para atender nossos animais, com mais consultórios, salas de cirurgia e melhor espaço para nossos resgatados”, explicou por meio de nota.
