A torcida do JEC pode estar muito próxima de matar a saudade de acompanhar um jogo do time das cadeiras da Arena Joinville. Apesar de nem a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e nem a Federação Catarinende de Futebol (FCF) apontarem uma data, o presidente do clube, Charles Fischer, acredita que este momento esteja chegando. Em entrevista à CBN Joinville nesta terça-feira (17), o dirigente afirmou que é favorável ao retorno do público aos estádios, desde que sejam seguidos todos os procolos necessários. Além disso, disse acreditar que, com o avanço da vacinação e as regras bem definidas, a torcida tricolor poderá voltar a frequentar o estádio nas próximas semanas.
Continua depois da publicidade
— Acredito que em setembro a gente possa ter a volta do público — declarou.
Segundo o presidente, a liberação neste momento de 30% da capacidade da Arena Joinville “seria bem interessante”. Esse valor corresponde a algo em torno de quatro mil lugares (vale lembrar que o setor das cadeiras cobertas está interditado). O JEC pretende priorizar a entrada dos sócios quando essa liberação for validada. De acordo com o presidente, uma logística especial está sendo preparada para o associado confirmar presença na partida via aplicativo. Essa confirmação seria feita até três dias antes do jogo e, terminado o prazo, a carga de lugares disponíveis seria colocada à venda.
A CBF publicou uma série de regras e protocolos a serem seguidos para viabilizar essa retomada do público nos estádios. Entre as regras, estão a vacinação contra a Covid-19 e a testagem dos torcedores. Porém, o documento cita que as normas seriam aplicadas para a Copa do Brasil e para as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. O Joinville disputa a Série D, não contemplada neste momento pela entidade máxima do futebol nacional. De acordo com o presidente do JEC, ele acredita que isso se deve ao fato de a competição ter muitos clubes (são 68 na disputa), o que dificulta a aplicação de todos os protocolos.
– A CBF está aguardando terminar a primeira fase […]. Com menos clubes fica mais viável – pontuou.
Continua depois da publicidade
Apesar disso, Fischer destaca que paralelo ao trabalho da CBF, a FCF trabalha para criar protocolos próprios para suas competições. Com isso, o dirigante tricolor espera que a Copa Santa Catarina, que inicia em setembro, já tenha condições de ter a presença do público.
PERDAS MILIONÁRIAS
Charles Fischer também falou sobre o quanto o JEC deixou de arrecadar com os portões fechados durante a pandemia. Nas contas do presidente, somente em 2020 foram R$ 1,8 milhão que não entraram na conta tricolor. E neste ano, com a boa campanha do time na temporada, o presidente fala em R$ 1,5 milhão que poderia ter sido arrecadado.
– É o pior momento da história do JEC, principalmente na parte financeira […]. Se não são os sócios e os patrocinadores, o JEC com toda certeza tinha fechado as portas – disse.
COBERTURA DA ARENA
O setor das cadeiras cobertas da Arena Joinville segue interditado. A administração do estádio municipal é responsabilidade da prefeitura e, segundo o presidente tricolor, as conversas com o executivo tem sido constantes para viabilizar as melhorias no menor tempo hábil. Fischer destacou que o prefeito Adriano Silva (Novo) tem contribuído sempre que possível em todas as demandas do clube, mas disse não acreditar que
Continua depois da publicidade
— Não é culpa da atual gestão, infelizmente ninguém tomou atitude. Acho muito difícil que [o reparo da cobertura] seja ainda em 2021 — comentou.
JEC CLUBE-EMPRESA
Os estudos de viabilidade da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que torna os clubes de futebol clubes-empresa, começaram internamente no JEC e vão se estender até o fim do ano. Uma comissão foi formada para se debruçar sobre o texto da lei e verificar as possibildiades para o clube. O presidente destacou que a situação finaneira do Coelho é “muito delicada” e que o incremento dado por uma SAF pode contribuir para o respiro nas contas do clube pelos próximos anos.
— Tenho certeza que essa comissão tem um trabalho que é muito importante para o futuro — pontuou.
Abaixo você pode ouvir – na íntegra – a entrevista com o presidente do JEC, Charles Fischer. A conversa foi realizada no programa CBN Mais, com Jota Deschamps e Fernando Gonçalves.