O Barra Mansa corre risco iminente de ver todo esforço para, até agora, se manter fora da zona do rebaixamento do Carioca virar fumaça. É que o clube foi denunciado pelo Nova Iguaçu sob a alegação de ter escalado dois jogadores de forma irregular. A conta é que, com isso, o clube pode perder 25 pontos no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD-RJ).

Continua depois da publicidade

Nos documentos entregues sexta-feira pelo Nova Iguaçu à procuradoria da corte, está indicado que o zagueiro Rômulo atuou sem estar inscrito por seis jogos, nas quais o Barra Mansa conquistou, em campo, quatro pontos.

Segundo a relação de atletas disponível no site da Ferj, a inscrição só foi concretizada no dia 4 de março, após as seis partidas já disputadas. Além disso, o time da Baixada Fluminense notou que Wesley foi relacionado para o jogo contra o Volta Redonda sem nem sequer aparecer na relação de inscritos para a competição. E aí seriam mais deduzidos três pontos, totalizando 25. Segundo o advogado do Nova Iguaçu, há desrespeito ao artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

– Todos têm que seguir as regras. Um clube não pode levar vantagem indevida. Quem não respeita, leva vantagem. Existe legislação, regulamentos que devem ser seguidos. Se a Justiça Desportiva entender que deve tirar os pontos, desde que seguidas as regras do campeonato, não tem problema. No entender do Nova Iguaçu, o Barra Mansa cometeu um erro – afirmou o advogado Luis Eduardo Barbosa.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, o Nova Iguaçu achou o erro durante a conferência de situação de jogo feita no período em que enfrentou o Barra Mansa.

– Todos os clubes hoje em dia verificam. É uma coisa normal. Quando foram fazer o histórico do jogador, viram que tinha coisa estranha. O que foi usado para a consuta é tudo documento público: a lista que está no site da Ferj e as súmulas – explicou ele.

O Nova Iguaçu, que, por ora, segue na lanterna do Carioca, com três pontos, aguarda um posicionamento nos próximos dias da procuradoria do TJD para saber se haverá denúncia ou não.

Continua depois da publicidade

– Se for procedente, a chance de o Nova Iguaçu escapar aumenta. E aí sobraria uma vaga para o rebaixamento – completa o advogado.

Hoje, o clube mais próximo ao Nova Iguaçu na tabela é o Boavista, com seis pontos. O Barra Mansa tem sete.

* LANCEPRESS