Um trecho da rua 15 de Novembro, próximo da esquina com a rua Leopoldo Beninca, no bairro Vila Nova, zona Oeste de Joinville, preocupa os ciclistas e pedestres que passam pelo local. O acostamento não foi asfaltado e permanece com saibro. Além disso, o asfalto está com buracos e desgastado nas laterais onde acaba o pavimento.

Continua depois da publicidade

Trecho de três quilômetros da rua 15 de Novembro tem 70 buracos em Joinville

O ciclista Clenilson Barbosa Dias, 31 anos, passa todos os dias nesse trecho da rua para ir ao trabalho. Existe uma ciclofaixa antes e depois desse ponto da via, mas ela é interrompida pela falta de asfalto no acostamento. Com isso, os ciclistas precisam enfrentar buracos, pedras e poeira.

— Já cansei de perder o horário da empresa porque furei o pneu nas pedras pequenas que têm aqui — conta.

Outro problema são os carros que usam o acostamento para cortar caminho durante os horários de pico, quando se formam filas e congestionamento na via. Clenilson diz que isso compromete a segurança dos ciclistas, principalmente de noite quando é mais escuro.

Continua depois da publicidade

A manicure Sabrina Seco, 23 anos, também passa pelo local diariamente para trabalhar em uma empresa próxima. Ela diz que em dias de chuva o problema é a lama, forçando alguns pedestres a andar quase no meio da rua para conseguir passar pelo trecho. Somado a isso, motoristas passam dentro das poças de água e molham os pedestres.

— Ainda tem o problema de quando o mato está muito grande do lado da rua. O ônibus para no ponto (que não tem abrigo) e precisamos descer no meio do mato. Deveriam cuidar melhor disso também — defende.

A Prefeitura não informou porque o trecho hoje está sem pavimentação. No entanto, informou que após a revitalização da rua – obra com recursos financiados pelo Banco do Brasil – o acostamento em saibro também será revitalizado. Porém, o município não detalhou se a continuação da ciclofaixa também serpa feita no local.