A prefeitura de São José fechou um acordo com o consórcio da concessão da coleta do lixo no município para encerrar uma disputa judicial que já dura mais de 10 anos. As empresas poderão retomar a prestação do serviço em 2019; em troca, vão abrir mão dos pedidos de indenizações e ações judiciais em curso, que custariam mais de R$ 70 milhões ao município.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao Notícia na Manhã, na CBN Diário, desta quarta-feira, a prefeita Adeliana Dal Pont disse que espera a homologação do acordo na Justiça ainda hoje. A Câmara de Vereadores já aprovou a proposta.
– Só vou homologar se a Justiça concordar – frisou.
A concessão com o Consórcio Ambiental São José, iniciada em 2004, foi suspensa em 2007 por decisão do Executivo na época, dando início a uma disputa judicial. Com o acordo, o contrato de concessão será retomado, cumprindo o prazo restante de 11 anos e oito meses.
A retomada da concessão em 2019 trará uma alteração na cobrança da taxa do lixo, que não poderá ser mais cobrada no boleto do IPTU e passará a ser cobrado separadamente.
Continua depois da publicidade
– Não haverá aumento da taxa do lixo para o cidadão. Teremos apenas a correção do IPCA que deve fechar em 4,56% – destacou Adeliana.