O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a falar sobre as eleições nos Estados Unidos durante evento em Florianópolis na manhã desta sexta-feira (6). Ele veio à Capital catarinense para participar da formatura de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Após discursar por cerca de oito minutos, o presidente fez flexões de cima do palco acompanhando os formandos.
Continua depois da publicidade
> Bolsonaro em SC: relembre as visitas do presidente ao Estado
— O momento do Brasil ainda é difícil. Assistimos à política externa, temos nossas preferências, e o que acontece lá fora interessa para cada um de nós aqui dentro. Assim sendo, em certos momentos, só uma coisa nos encoraja e fortalece, é Deus sempre acima de tudo — declarou, em referência à corrida pela Casa Branca.
— Eu não sou a pessoa mais importante do Brasil, assim como Trump não é a pessoa mais importante do mundo, como ele bem mesmo disse. A pessoa mais importante é Deus, a humildade tem que se fazer presente entre nós — completou Bolsonaro.
> Opinião: Formatura da PRF com Bolsonaro em SC tem aglomeração e desrespeito a regras sanitárias
Continua depois da publicidade
A formatura dos agentes ocorreu durante a manhã na Academia Nacional da PRF, no Norte da Ilha. Esta foi a quarta visita de Bolsonaro a Santa Catarina como presidente da República.
Bolsonaro faz flexão junto com novos agentes da Polícia Rodoviária Federal – https://t.co/M3ePAtI8Zv pic.twitter.com/TQkguxhhQs
— Diário Catarinense (@dconline) November 6, 2020
Com o fim da formatura, Bolsonaro caminhou no meio do público e cumprimentou os formandos e familiares. Ele também conversou com policiais. Antes, na entrada do evento, o presidente já tinha tirado fotos e conversado com apoiadores que o esperavam no local.

Bolsonaro veio a Santa Catarina acompanhado por uma comitiva com o ministro da Justiça, André Mendonça, da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o senador Jorginho Mello (PL) — que é o atual vice-líder do governo no Senado. A governadora em exercício de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido), também acompanhou Bolsonaro durante a agenda na Capital.
Continua depois da publicidade
Enquanto Bolsonaro participava da cerimônia no palco com ministros e a governadora interina, em uma tenda separada estava praticamente toda a bancada de parlamentares catarinenses alinhados a ele. No final, eles se encontraram com o presidente, que os cumprimentou rapidamente antes de ir embora.
O senador catarinense Jorginho Melo esteve ao lado de Bolsonaro o tempo todo. Indicado recentemente para a vice-liderança do governo no Senado, ele também foi elogiado por Bolsonaro durante o breve discurso do presidente.
Arquibancadas lotadas e autoridades sem máscara
O evento ocorreu em uma tenda no terreno da Academia da PRF. Três arquibancadas lotadas com convidados circulavam a área onde estavam os cerca de 600 policiais.
Nenhuma medida de distanciamento social foi aplicada no local, embora a maioria dos presentes estivesse usando máscaras. Não havia sequer álcool em gel na entrada do evento.
Continua depois da publicidade

Entre as autoridades, nenhuma delas utilizava máscara. A governadora interina chegou a fazer uso da proteção no começo da cerimônia, mas a dispensou pouco depois.
A região da Grande Florianópolis está em nível de risco gravíssimo para coronavírus por conta do aumento de casos da doença, conforme o mapa de avaliação do governo catarinense. Nesta sexta, a taxa de ocupaçao de leitos de UTI para adultos pelo SUS chegou a 96,92% em Florianópolis, segundo dados da prefeitura.
AO VIVO: chegada de Bolsonaro a SC para formatura de policiais em Florianópolis; acompanhe https://t.co/WrdFySUKMf pic.twitter.com/WwZ7AKhuhZ
— Diário Catarinense (@dconline) November 6, 2020
Bolsonaro causa aglomeração em formatura da PRF; acompanhe ao vivo – https://t.co/M3ePAtI8Zv pic.twitter.com/ZCCSupo8N3
— Diário Catarinense (@dconline) November 6, 2020Continua depois da publicidade

Depois da cerimônia em Florianópolis, a aeronave presidencial segue com destino a Chapecó, onde Bolsonaro fez uma breve parada para interagir com apoiadores no aeroporto local. De Chapecó o presidente seguiu para Renascença (PR), onde participa da inauguração de uma hidrelétrica.

Este é o segundo encontro entre Bolsonaro e Daniela Reinehr em poucos dias. A governadora de SC esteve em Brasília na quarta-feira (4) para uma reunião no gabinete do presidente, ao lado do chefe da Casa Civil do Estado, Ricardo Miranda Aversa, e o secretário de Governo de Bolsonaro, Luiz Eduardo Ramos.


Na semana passada chegou a circular a notícia de que após a agenda em Florianópolis, Bolsonaro ficaria em Santa Catarina para passar o fim de semana. O secretário nacional da Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, havia convidado o presidente para se hospedar no Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul. Bolsonaro ficaria na base militar a lazer, para pescar durante o final de semana, mas mudanças na agenda impossibilitaram a estadia.
Veja mais fotos

Continua depois da publicidade


Leia também
> Pai de Daniela Reinehr deixou o PT oito meses após Bolsonaro chegar à presidência