A Base Aérea de Florianópolis foi liberada às 15h para a passagem de veículos como alternativa para quem precisava acessar o Sul da Ilha nos horários de maré alta, que teve pico entre 16h30 e 17h15, como já havia previsto a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Às 18h, a água começou a baixar nas avenidas da Saudade e Gustavo Richard, aumentando a fluidez de veículos em ambos os locais.

O desvio na Base Aérea ficou liberado até as 20h, conforme acordo firmado entre a Prefeitura de Florianópolis e a Força Aérea Brasileira. O objetivo era tentar evitar que o trânsito na região ficasse mais uma vez congestionado devido a maré alta – o que já ocorreu nesta quinta-feira (4), especialmente na região da SC-405, no Sul da Ilha.

O acesso também foi utilizado pelos coletivos urbanos, segundo a Secretaria de Transportes e Mobilidade da Capital. Portanto, os ônibus Ticen-Tirio Direto (linha 410), utilizaram a rota alternativa da Base Aérea até o Terminal do Rio Tavares.

Saiba como está o trânsito

Rodovia SC-405: entre 15h30 e 16h houve acúmulo de água da maré entre os km 0,150 e km 0,300. As 16h50, durante horário previsto para pico da maré alta, as vias ficaram parcialmente bloqueadas no Sul da Ilha, causando congestionamento próximo ao elevado da costeira. Enquanto os motoristas preferiram trafegar pelo acesso mais comum, a Base Aérea não teve circulação significativa de automóveis. Passagem pela base aérea liberada às 17h15 no sentido centro para o bairro.

Continua depois da publicidade

Pico da maré alta congestiona Sul da Ilha
Maré começou a subir antes das 16h na SC 405 (Foto: Reprodução/PMRv)

Base Aérea: Trânsito normal nos dois sentidos pela Base Aérea.

Trânsito sem bloqueios no local
Trânsito sem bloqueios no local (Foto: Bruno Oliveira/PMF)

Avenida da Saudade: Das 17h20 às 17h50 houve congestionamento na Av. da Saudade em direção ao Norte da Ilha. A água invadiu a pista, mas não houve bloqueios até o momento. Devido a formação de uma "lâmina de água" sobre as três faixas no sentido Norte, os veículos precisaram reduzir a velocidade o que causou fila de trânsito maior do que normalmente ocorre. Às 18h a água baixou e tornou o fluxo mais rápido. Em direção ao Centro não houve água na pista.

Congestionamento ocorreu a partir das 17h
Congestionamento ocorreu a partir das 17h (Foto: Samuel Nunes)

O motociclista, Ivan Melo, 29 anos, saiu mais cedo do trabalho para não enfrentar o caos no trânsito no momento do pico, mas, ao passar pela água, outro veículo jogou água em sua direção. Como o motor da moto molhou, ela parou de funcionar.

Água molhou o motor da moto, que parou de funcionar
Água molhou o motor da moto, que parou de funcionar (Foto: Leo Munhoz/NSC)

Avenida Gustavo Richard: Às 17h30 a água encobriu a pista no sentido de quem saía da Beira-Mar Norte, mas não causou bloqueio. Meia hora depois a maré baixou e liberou as vias. No local não houve congestionamento. A Guarda Municipal acompanha a movimentação nas duas avenidas.

Continua depois da publicidade

Curva de acesso à Avenida Gustavo Richard, pela Beira-Mar
Curva de acesso à Avenida Gustavo Richard, pela Beira-Mar (Foto: Divulgação/ Guarda de Trânsito)

BR-282 (Via Expressa): há congestionamento para quem sai da Ilha. Lentidão vai praticamente da Ponte Colombo Salles até as proximidades da BR-101. Lentidão não tem relação com a maré alta.

Veja em tempo real a situação do trânsito

Ainda não é assinante? Faça sua assinatura do NSC Total para ter acesso ilimitado ao portal, ler as edições digitais dos jornais e aproveitar os descontos do Clube NSC.