O candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) votou na manhã deste domingo no Colégio Estadual Governador Milton Campos, unidade 2, bairro Anchieta, em Belo Horizonte. Ele chegou ao local de van, acompanhado por muitos seguranças.

Continua depois da publicidade

– Estou com muita fé e muito respeito, mas estou pronto, se chegar ao segundo turno, para governar o Brasil – disse o candidato, que estava com sua mulher, Letícia Weber.

De camisa azul, o candidato afirmou que as últimas informações que recebeu são de ida para o segundo turno. No local de votação, cumprimentou uma fã de 90 anos.

AO VIVO: acompanhe a cobertura em tempo real

Continua depois da publicidade

Acompanhe a apuração em tempo real após o fechamento das urnas

Leia todas as notícias sobre as eleições

Assessores e apoiadores tucanos se mostraram mais inflamados com a ideia de seguir ao segundo turno do que o próprio candidato à Presidência Aécio Neves. Em três momentos da manhã deste domingo em Belo Horizonte, o concorrente do PDSB tomou o maior cuidado em evitar o “já ganhou” sobre a concorrente Marina Silva, do PSB.

O candidato permanece em sua casa na região centro-sul de Belo Horizonte e fará um pronunciamento às 20h sob qualquer resultado do pleito.

Mais cedo, Aécio Neves acompanhou a votação de Antonio Anastasia, o candidato tucano ao Senado por Minas e apenas se disse tranquilo com o andamento de sua candidatura. Em nenhum momento se referiu aos últimos resultados dos institutos Datafolha e Ibope que no sábado à tarde o apontavam avançando à frente de Marina Silva.

Continua depois da publicidade

Também foi assim ao acompanhar a votação do candidado tucano ao governo Pimenta da Veiga e ao se pronunciar em um hotel no bairro De Lourdes, em Belo Horizonte após votar em um colégio próximo em companhia da mulher, Letícia Webber.

– A candidato Marina é uma candidata extremamente competitiva, tenho por ela enorme respeito e demonstrei durante toda a campanha, e está disputando, assim como eu, a oportunidade de representar a mudança – declarou em uma entrevista de 15 minutos.

O que está em jogo é a cooptação do apoio de Marina a um eventual segundo turno. O candidato usou expressões como “tranquilo”, “confiante”, “missão cumprida” e não passou disso neste momento delicado. A cautela também se justifica diante da hipótese de a presidente Dilma Rousseff obter a reeleição em primeiro turno. Perguntado se neste momento se considera mais uma “zebra” ou “azarão”, Aécio disse não se ver em nenhum dos casos.

Continua depois da publicidade

– Tivemos duas campanhas dentro de uma. Desde a eventualidade da morte do candidato Eduardo Campos (com o crescimento de Marina Silva), até o momento, sempre estive confiante, como estou agora.

No caminho para se juntar à comitiva de Antônio Anastasia, Aécio se permitiu tomar emprestada de um grupo tucano e arriscou a pedalada por alguns metros. Em outro momento, no colégio de sua seção eleitoral, o candidato se desvenciliou da avalanche de fotógrafos e parou para cumprimentar uma fã declarada que há tentava encontrá-lo. Apenas neste domingo, a dona Maria de Lourdes de Couto, em cadeira de rodas, conseguiu um minuto de prosa com o seu candidato. Dona Maria de Lourdes tem 90 anos.

GALERIA: em fotos, confira o dia do candidato em Belo Horizonte