Alguns bancos oferecem crédito especial a empreendedores individuais, seja para pedir um adiantamento e resolver uma situação passageira de divida, ou formar capital para investir e melhorar o negocio.
Continua depois da publicidade
O importante nesses casos é saber as condições de financiamento oferecidas e escolher aquela que tem o menor custo. Após avaliar a necessidade de investimento é preciso pensar onde e como empregar o capital da empresa, ou seja, nas estratégias de marketing.
O microempreendedor individual Maicon Malheiros, que administra a empresa Kid Balão, de Porto Belo, aplicou as ações de marketing recomendadas pelo consultor Fabiano Debrassi e ficou admirado com os resultados.
– Nós temos a empresa há dois anos, mas muita gente achou que só abrimos o negócio agora, quando começamos a divulgá-lo – diz.
Novo nome para atrair novos clientes
Continua depois da publicidade
A primeira estratégia usada para melhorar a divulgação do negócio foi a mudança do nome Kid Balão Festas Infantis para Kid Balão Festas e Eventos, demarcando o novo posicionamento da empresa, que agora também trabalha com eventos corporativos. O local de trabalho fica na casa de Malheiros e, até então, não tinha identificação.
Durante a participação no projeto, o empreendedor instalou no lado de fora de casa uma placa com o logo da empresa e reformulou a fachada. Além disso, refez os panfletos de divulgação do negócio, destacando os trabalhos já realizados entregues aos clientes em potencial. Outra ação de marketing aplicada após a consultoria foi a compra de um espaço comercial em um canal de TV a cabo.
DICAS
:: Mantenha a papelada organizada, sempre que precisar de algum boleto, nota ou comprovante, saberá onde encontrar.
:: Separe as contas a receber e a pagar, sempre por data de vencimento.
:: Guarde um pouco de dinheiro nos dias de maior movimento para ter um poupança para os dias de maior aperto.
Continua depois da publicidade
:: Faça controle dos dias para saber o melhor período para fazer suas comprar.
:: A cada ação de marketing aplicada, como um anúncio no jornal, outdoor ou confecção de panfletos, o empresário deve medir o resultado da estratégia nas vendas.
Programe-se e acompanhe as outras reportagens da série do Hora sobre empreendedorismo:
:: Segunda, 14/10: Sei empreender
:: Terça, 15/10: Sei planejar
:: Quarta, 16/10: Sei comprar
:: Quinta. 17/10: Sei vender
:: Sexta, 18/10: Sei controlar o meu dinheiro
:: Sábado, 19/10: Principais dicas