Doença rara antes dos 40 anos, mas com uma incidência que cresce rapidamente a partir dessa idade, o câncer de mama é o mal que mais mata mulheres no Brasil. Para incentivar a prevenção, o movimento Outubro Rosa, celebrado mundialmente, foi abraçado por Joinville. O mês será de alerta sobre essa doença silenciosa, que já vitimou 25 mulheres no município neste ano, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde.

Continua depois da publicidade

Inscreva-se para participar da Sessão Rosa de Cinema

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Para chamar a atenção para a prevenção, a Rede Feminina de Combate ao Câncer irá realizar diversas ações a partir de hoje. A programação prossegue até o fim do mês. Além disso, a cidade estará iluminada com luzes cor-de-rosa em quatro pontos: Prefeitura, rua das Palmeiras, Secretaria Municipal da Saúde e o jardim do Museu de Arte de Joinville (MAJ).

O número de casos de câncer de mama em mulheres está crescendo e não há apenas um motivo para o aumento. No entanto, há a possibilidade de cura quando detectado precocemente.

Continua depois da publicidade

A maioria das ocorrências envolvem mulheres com mais de 50 anos. No entanto, as mais jovens também devem ficar atentas. O cirurgião mastologista Fabrício Morales Farias ressalta que o registro de mulheres com menos de 30 anos chega a ser de 1% e, geralmente, essas pacientes têm familiares com a doença.

Um desses casos em Joinville é o de Ariane da Silva, de 29 anos. Ela conta que faz oautoexame desde a adolescência e detectou um nódulo no seio esquerdo em outubro do ano passado.

Até agora, foram 15 sessões de quimioterapia no Hospital São José. O tratamento resultou na diminuição do tumor. Assim, será possível realizar a cirurgia de retirada do nódulo no fim do ano, preservando o seio.

– Prefiro não ter cabelo a não ter saúde. Se esse for o preço para ser saudável, eu aceito. Para me animar, vario nos acessórios – comenta, apontando para o chapéu.

Continua depois da publicidade

Outra paciente fora da idade de risco é a assistente comercial Gabriela Fonseca Gonçalves, de 23 anos. Ela também descobriu um nódulo no seio ao fazer o autoexame, em outubro de 2014. Nesta semana, retirou as duas mamas. Ela tem caso da doença na família: uma das tias teve câncer de mama aos 34 anos.

– Saber que você tem câncer mexe com o psicológico, né? Foi como se o mundo tivesse acabado. O que me ajudou foi o apoio da família e amigos – conta.

Hoje, Gabriela está empolgada, organizando o casamento, que está marcado para o ano que vem. Foi uma surpresa. O namorado fez o pedido assim que soube da doença. A filha de um ano é outra fonte de esperança.

Prevenção preserva vidas

A orientação médica é de que, a partir dos 40 anos, as mulheres façam a mamografia uma vez a cada ano. Mas o autoexame deve ser feito, mensalamente, a partir dos 20 anos. O cirurgião mastologista Fabrício Morales Farias chega a atender de quatro a seis casos de câncer de mama por semana.

Continua depois da publicidade

– O mais importante é não esperar os sintomas para fazer os exames. O diagnóstico precoce garante um resultado positivo nos tratamentos. O primeiro passo é o exame de toque – orienta o mastologista.

Segundo ele, 30% a 35% das pacientes acabam morrendo devido à descoberta tardia.

Na integra o movimento

O jornal “A Notícia” une-se a movimentos de luta contra o câncer de mama em todo o mundo ao realizar, pelo quarto ano consecutivo, o Projeto Outubro Rosa, que oferece palestras, workshops e conteúdos especiais ao público joinvilense sobre a prevenção da doença.

Na edição de 2015, uma das principais novidades é uma obra do artista plástico Juarez Machado, criada exclusivamente para a campanha. A arte estampará camisetas da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville, e todo o dinheiro arrecadado com as peças será revertido para a instituição.

A programação das ações especiais do Projeto Outubro Rosa, sempre no Shopping Mueller, começa na segunda-feira, às 19 horas. A primeira atividade é a Sessão Rosa de Cinema, no GNC Mueller, em que será exibido o filme Evereste com pipoca e refrigerante de graça para os selecionados. Para participar, basta preencher o formulário online disponível no site AN.com.br.

Continua depois da publicidade

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior:

* Priscila Andreza é estudante de jornalismo e é estagiária em “AN”.