Uma das mais combativas organizações contra o desperdício de dinheiro público, o Observatório Social de São José (OSSJ), na Grande Florianópolis, ganhou destaque na mídia nacional neste domingo, quando foi citado em uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, sobre o tema. Na ocasião, foram lembrados dois casos emblemáticos em que houve participação direta do OSSJ.

Continua depois da publicidade

O primeiro deles tratava da compra de uma quantidade gigantesca de papel higiênico, ocorrida em 2012 pela prefeitura, ainda na gestão do ex-prefeito Djalma Berger. Na época, um erro administrativo fez com que fossem comprados mais de 6 mil fardos (no lugar de rolos). É tanto papel higiênico que, passados cinco anos, ainda há mais de mil fardos no estoque. Segundo Jaime Klein, vice-presidente do OSSJ, em 2014 foi feita outra compra, mas em 2016 uma licitação para comprar mais papel foi cancelada.

O outro caso destacado pelo Fantástico é sobre a espessura da camada asfáltica de uma rua, que, segundo Klein, é menor do que a contratada, informação contestada pela prefeitura. A prefeitura nega ainda irregularidades na compra do papel higiênico, embora reconheça que o erro administrativo, cometido na gestão anterior, gerou a acumulação da grande quantidade de papel higiênico.

Veja aqui a reportagem do Fantástico na íntegra.

Continua depois da publicidade