A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) superou o período de instabilidade causado pelo anúncio da mudança de comando no Banco do Brasil e fechou em alta na tarde desta quarta-feira. O índice Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, registrou alta de 0,82% ao final do pregão.
Continua depois da publicidade
As ações do BB registraram forte queda nesta quarta, sem afetar o resultado geral do índice Ibovespa no pregão. BB ON fechou em baixa de 8,15%, depois de recuar 9% na mínima do dia. No setor bancário do Ibovespa, apenas Bradesco PN subiu, 1,27%. Itaú PN caiu 0,14%, Itaú ON perdeu 1,07% e Nossa Caixa ON recuou 0,35% – além da queda já citada das ações do BB.
BB ON tem participação de apenas 2,404% no Ibovespa, o que significa dizer que o papel não tem força para conduzi-lo. Isso aconteceu hoje graças a ação de estrangeiros, que estão entrando na compra de índice, já se antecipando ao vencimento da próxima semana. “É por isso que ações como a Vale não tiveram ganho forte hoje. Eles não estão entrando em papéis isolados, mas comprando a carteira, o que leva a uma distribuição mais homogênea”, comentou um operador de renda variável.
Vale fechou em alta, de 0,80% a ação ON e 0,25% a PNA, também ajudada pelo desempenho dos metais básicos, que subiram.
Petrobras, a empresa de maior peso no cálculo do Ibovespa, hoje terminou na contramão da Bolsa e apesar de o petróleo ter avançado no exterior. Petrobras ON recuou 0,32% e PN, 0,30%, devolvendo uma parte dos ganhos acumulados recentemente, até porque seu desempenho estava à frente do de Vale. Também foi citado nas mesas relatório do UBS Pactual reduzindo a sua recomendação para o papel de “compra” para “neutro”, na esteira da visão ainda mais negativa para a demanda por petróleo.
Continua depois da publicidade