A fiscalização de ligações clandestinas de esgoto no norte da Ilha deve ser intensificada a partir desta quinta-feira, 7, a fim de diminuir o nível de contaminação do rio do Braz, que está desaguando no mar de Canasvieiras devido às chuvas dos últimos dias. A decisão foi tomada em reunião entre representantes da Companhia Catarinense de Águas (Casan) e Prefeitura de Florianópolis na manhã desta quarta-feira. Limpeza do canal que liga o curso de água poluído ao rio Papaquara, manutenção diária da areia da praia e tratamento da água que chega ao rio também foram apontadas como ações emergenciais a serem colocadas em prática nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Apesar da complexidade do problema, que se arrasta há anos, o Poder Público prefere resumi-lo às ligações irregulares de esgoto. Tanto para Prefeitura de Florianópolis como para a Casan elas são as principais responsáveis pela contaminação dos rios do norte da Ilha. Dados do programa Se Liga na Rede, da Casan, apontam que 57% dos imóveis de Canasvieiras, Jurerê e Cachoeira do Bom Jesus estão com seu seus sistemas de esgotamento sanitário irregulares.
?- O número é extremamente alto e com a fiscalização intensificada, mais as outras ações que iremos tomar, devem amenizar o problema. Para saná-lo precisamos da ajuda e conscientização daqueles que ainda não ligaram seu esgoto à rede ? pede o prefeito Cesar Souza Junior.
Em dezembro de 2015, foram identificados e multados 243 casos irregulares ? 200 adequaram-se e os 43 restantes ainda precisam ser solucionados. Agora, com os pontos mapeados, as equipes pretendem voltar aos locais e exigir adequação imediata.
?- Em parceria com a Prefeitura vamos limpar os canais e acelerar nosso projeto para a obra que irá tratar a água que escoa do rio do Braz -? garante o presidente da Casan, Valter Gallina.
Continua depois da publicidade
Tratamento de água e esgoto
O secretário de Habitação e Saneamento de Florianópolis, Domingos Zancanaro, dá mais detalhes sobre a obra de tratamento da água que desemboca no rio do Braz.
?- É um estudo para um projeto que pretende melhorar a água do rio. É um paliativo, um projeto alternativo não tão convencional, para ser colocado em prática até que 100% das residências tenham ligação regular à rede coletora. Mas esse processo leva anos ? complementa o secretário de Habitação e Saneamento de Florianópolis, Domingos Zancanaro.
O Instituto Trata Brasil mostra que Florianópolis possui tratamento para somente 38,9% de seu esgoto. Ao mesmo tempo, estima-se que a cobertura da Casan, por sua vez, chegue a aproximadamente 55,6% das residências.
Manutenção da faixa de areia
Será trabalho da Secretaria de Obras manter nivelada a faixa de areia da praia de Canasvieiras que entra em contato com o curso do rio do Braz. Conforme o titular da pasta, Rafael Hahne, equipes monitoram o fluxo do curso d’água.
Continua depois da publicidade
– Nosso trabalho é para manter o mínimo de buracos na areia, que são causados pela própria erosão do rio. Mas não podemos interferir tanto a ponto de impedir o curso -? explica.
A fim de evitar o desague no mar, a limpeza dos canais secundários que alimentam o rio do Braz também será tarefa da Secretaria de Obras.
As ações que serão tomadas
1 ? Intensificar a fiscalização na região retornando em todos os imóveis já notificados;
2 ? Limpeza do canal que liga o Rio do Brás ao Papaquara;
3 ? Equipes da secretaria de Obras irão realizar a manutenção diária da areia da praia de Canasvieiras;
4 ? Acelerar o andamento do projeto para obra da Casan que prevê o tratamento da água que desemboca no rio.
Continua depois da publicidade
Números do Se Liga na Rede*
Inspeções realizadas: 4.913
Imóveis inspecionados: 2.693
Número de ligações irregulares notificadas: 1.430
*dados referentes aos bairros Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus entre outubro de 2013 e dezembro de 2015
Ligações de esgoto
Para obter os serviços de coleta e tratamento de esgoto da Casan, o interessado deve formalizar o pedido de ligação de esgoto junto à Agência de Atendimento da Casan do município, preferencialmente, com uma fatura de água e esgoto do imóvel mais próximo.
Documentação exigida:
?- CPF/CNPJ e RG do solicitante;
– ?Comprovante do vínculo de propriedade do solicitante com o imóvel;
?- Comprovante de regularização do imóvel junto à Prefeitura Municipal (quando de aprovação e vigência de lei municipal).
*É importante saber: A ligação de esgoto está condicionada a execução da Ligação de Água.
Se não existir rede de esgoto em frente ao imóvel: Nesse caso, solicite, em qualquer uma das agências de atendimento da Casan o serviço operacional “Ampliação de Rede” para que a Casan verifique a possibilidade técnica de atendimento, bem como o orçamento da obra (se for o caso), para levar a rede de esgoto até o seu imóvel.
Continua depois da publicidade
É bom observar que, quanto mais imóveis forem beneficiados e participarem desta extensão de rede, mais barato ou até mesmo gratuito ficará o serviço.
Fonte: Casan