Um salto de 8% nas ações da Tesla no pré-mercado foi registrado nesta segunda-feira (18), depois que membros da equipe de transição do eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, informaram que planejam fazer da criação de regras federais para veículos totalmente independentes, uma das prioridades do Departamento de Transportes. As informações são do O Globo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

E esse não é o primeiro aumento nas ações da Telsa. O valor da ação do fabricante de carros elétricos subiu 28% desde o resultado. Enquanto isso, as ações da Uber Technologies e da Lyft caíram 2% antes do início do pregão regular em Nova York.

As novas regras que buscam autorizar carros sem controles humanos, vai beneficiar diretamente Elon Musk, CEO da Tesla, e grande doador da campanha de Trump, que se tornou uma figura influente no círculo íntimo do presidente eleito.

Musk, o homem mais rico do mundo, aposta no futuro do fabricante de veículos elétricos em tecnologia autônoma e inteligência artificial. As regras federais atuais são barreiras significativas para empresas que desejam lançar veículos sem volante ou pedais em grande escala, algo que a Tesla planeja fazer.

Continua depois da publicidade

A equipe de transição de Trump busca líderes políticos para este departamento, para desenvolver uma estrutura regulatória para veículos autônomos. Apesar do Departamento de Transportes ter regras por meio da NHTSA para facilitar o lançamento de veículos independentes, uma lei aprovada pelo Congresso abriria um caminho para a emissão desses veículos em massa.

Uma medida legislativa bipartidária, ainda no estágio inicial de discussão, criaria regras federais para veículos independentes, segundo duas pessoas familiarizadas com o assunto.

Fabricação em grande escala

Elon Musk anunciou em outubro que tem planos de produção em larga escala de robotáxis Tesla, sem controles de motorista, com início em 2026. Mas as regulamentações atuais nos EUA apresentam obstáculos significativos para o modelo Cybercab da Tesla, incluindo um limite que restringe o número de veículos que podem ser implantados.

O CEO pediu um processo de aprovação federal para veículos autônomos durante a teleconferência de resultados do terceiro trimestre da Tesla, dizendo que usaria qualquer carga no governo para pressionar por essa aprovação. Trump nomeou Musk e o empresário Vivek Ramaswamy para liderar um novo Departamento de Eficiência Governamental com o objetivo de “desmantelar a burocracia governamental” e reduzir gastos e regulamentações consideradas particularmente onerosas.

Continua depois da publicidade

A Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) permite atualmente que os fabricantes lancem no mercado 2,5 mil veículos privados por ano, mas iniciativas legislativas para aumentar esse número para até 100 mil apresentam falhas repetidas.

Um projeto para aumentar o limite de unidades produzidas anualmente foi aprovado na Câmara há alguns anos, durante o primeiro mandato de Trump, mas ficou imperrado no Senado. Uma tentativa de unir esse projeto a outra legislação no primeiro ano do governo Biden também não deu certo, pois alguns fabricantes planejaram incluir cláusulas que impediriam os consumidores de considerar empresas ou organizar ações coletivas.

Tesla pretende lançar no mercado carros independentes

Leia mais

Como a Tesla pode ser beneficiada com a vitória Trump para a presidência dos EUA

Choque, explosão e bateria: cinco dúvidas frequentes sobre a segurança de carros elétricos