Luz solar em excesso, comésticos, medicamentos, alterações hormonais, distúrbios menstruais, obesidade, estresse e má alimentação são fatores que podem provocar o surgimento da acne em mulheres com mais de 25 anos, o que é relativamente comum, aponta o dermatologista Cristiano Tárzia Kakihara.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, a doença, que geralmente acomete a pele que sempre foi oleosa, também pode ocorrer em pessoas que nunca tiveram o problema antes. Kakihara explica que não há como curar definitivamente a acne, mas pode-se controlá-la e evitar graus mais avançados da doença com o uso diário de produtos para a pele do paciente, como bons sabonetes, tônicos faciais, filtros solares, cremes e uma dieta equilibrada.
O tratamento pode ser feito com medicações orais ou tópicas. Peelings químicos ou físicos também podem ser associados para um resultado ainda mais consistente e duradouro, diz o médico. Ele alerta que deve-se evitar receitas caseiras ou indicações de pomadas e remédios de amigos, pois o resultado pode ser indesejado ou sem nenhuma eficácia. O melhor a fazer é procurar um especialista
Continua depois da publicidade