A Associação Empresarial de Joinville (Acij) entregou ontem à Prefeitura de Joinville um documento pedindo revisão dos procedimentos para a liberação de licenças ambientais. O principal ponto a ser discutido é a municipalização de alguns processos, que passariam a ser executados também pela Fundação do Meio Ambiente (Fundema) e não só pela Fatma, responsável pelos pedidos de todo o Estado.

Continua depois da publicidade

O documento entregue pela Acij cita ainda a contratação de colaboradores terceirizados para ajudar na agilidade das licenças.

– Acreditamos que a proposta seja uma alternativa viável e uma forma mais rápida de concluir os licenciamentos em andamento -, afirma o texto.

O documento afirma ainda ser uma proposta que apoia a municipalização do licenciamento ambiental, como está disposto nas resoluções do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).

De acordo com a entidade, o ofício simboliza parte de uma ação mais ampla que está sendo desenvolvida pelas entidades empresariais da região com o objetivo de diminuir a burocracia no setor. A Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também fazem parte das discussões que querem ajudar o município a tornar os processos mais ágeis.

Continua depois da publicidade

Paralelamente, a Ajorpeme está trabalhando na implantação de uma proposta que objetiva maior agilidade nos processos de abertura de novas empresas.