A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) promove em outubro e novembro um curso para capacitar especialistas em processos de mediação e arbitragem empresarial. A ideia é auxiliar o Poder Judiciário a desafogar processos com medidas mais ágeis. Hoje, a Justiça brasileira tem cerca 90 milhões de ações em tramitação.

Continua depois da publicidade

Um mediador e um árbitro têm funções parecidas. Eles auxiliam na resoluções de conflitos, sem que esses tenham que passar por um processo custoso e muitas vezes moroso na Justiça. A diferença é que, na arbitragem, as partes buscam uma terceira pessoa para solucionar o impasse baseado no conhecimento do assunto, enquanto na mediação o especialista trabalha mais na comunicação das partes. Os dois podem ser usados em questões empresariais, contratuais e de administração pública.

Para se candidatar, é preciso ter um curso superior completo em qualquer ramo. As inscrições vão até o dia 27 de setembro pelo site da Acif. O curso será divido em uma parte à distância em outubro e outra presencial em novembro.

Os especialistas irão atuar nas Câmaras de Medição e Arbitragem. Uma nova unidade será inaugurada em Florianópolis e se juntará as já criadas em Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul e Joinville. O serviço é gratuito e aberto à sociedade.

Continua depois da publicidade