Um balanço foi divulgado pela empresa que administra o Seguro DPVAT mostrando que a categoria moto foi responsável por 55% das indenizações pagas por acidente de trânsito em Santa Catarina na última década. No total, foram mais de 188 mil, entre 2008 e 2017.

Continua depois da publicidade

Outro levantamento, realizado pelo Ministério da Saúde, apontou que os motoboys são os que mais sofrem acidentes de trânsito relacionados ao trabalho no país. Eles representaram 7,5% dos 118.310 acidentes registrados entre 2007 e 2016. Os dados levam em conta os acidentes de trânsito quando o trabalhador tem uma função que envolve locomoção ou quando estava indo ou voltando do local de trabalho.

No caso de mortes, os motoristas de caminhão representam a maior parte: 13,2% das 16.568 mortes ocorridas no mesmo período. Ainda segundo o Ministério da Saúde, o coeficiente de mortalidade no Brasil por acidentes de trânsito relacionados ao trabalho foi de 1,5 óbito a cada 100 mil. Santa Catarina está acima da média nacional, com 3,1.

Ouça a entrevista com Maryanne Mattos, secretária municipal de Segurança Pública e comandante da Guarda Municipal de Florianópolis:

Continua depois da publicidade