Na manhã desta sexta-feira (7), um trágico acidente aéreo abalou São Paulo. Um avião de pequeno porte, modelo Beechcraft King Air F90, caiu sobre um ônibus na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, resultando na morte de duas pessoas e deixando pelo menos duas feridas. As vítimas fatais foram encontradas na fuselagem da aeronave, enquanto uma passageira do ônibus e um motociclista atingido por destroços foram encaminhados ao hospital.
Continua depois da publicidade
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Este fato relembra outros acidentes aéreos que ocorreram em áreas urbanas densamente povoadas, tanto no país quanto no exterior. A história da aviação registra diversos casos em que aviões caíram em regiões centrais de grandes cidades, causando tragédias e deixando marcas na memória coletiva. Nesta reportagem, confira alguns dos mais marcantes no Brasil e pelo mundo.
Continua depois da publicidade
Os piores acidentes aéreos da história do Brasil
Os acidentes mais bizarros em grandes centros pelo mundo
Voo TAM 3054 – O desastre de Congonhas (Brasil, 2007)
Um dos acidentes mais emblemáticos da história do Brasil aconteceu em 17 de julho de 2007. O voo TAM 3054, um Airbus A320, não conseguiu desacelerar ao pousar no Aeroporto de Congonhas, atravessou a pista e colidiu com um prédio da própria companhia aérea e um posto de gasolina. O impacto resultou na morte de 199 pessoas, incluindo passageiros, tripulantes e pessoas em solo.
O pouso milagroso no Rio Hudson (EUA, 2009)
Em 15 de janeiro de 2009, o voo US Airways 1549, um Airbus A320, colidiu com um bando de gansos pouco após decolar do Aeroporto LaGuardia, em Nova York. Com ambos os motores comprometidos, o capitão Chesley “Sully” Sullenberger realizou um pouso de emergência no Rio Hudson. Todos os 155 ocupantes sobreviveram, e o feito foi posteriormente retratado no filme Sully, dirigido por Clint Eastwood.
Continua depois da publicidade
Queda de avião em Ubatuba (Brasil, 2025)
Outro caso recente ocorreu em 9 de janeiro de 2025, quando um Cessna Citation 525 CJ1 caiu em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. A aeronave não conseguiu frear ao pousar, atravessou uma avenida e colidiu próximo à praia, resultando na morte do piloto e ferimentos nos passageiros.
Outros casos ao redor do mundo
Acidentes aéreos em áreas urbanas são raros, mas quando ocorrem, costumam ter consequências devastadoras. Entre outros casos históricos estão:
- Voo El Al 1862 (Holanda, 1992) – Um Boeing 747 de carga perdeu dois motores e caiu sobre um complexo residencial em Amsterdã, matando 43 pessoas.
- Voo LaMia 2933 (Colômbia, 2016) – O avião que transportava a equipe da Chapecoense caiu perto de Medellín após ficar sem combustível, resultando em 71 mortes.
- Voo China Airlines 676 (Taiwan, 1998) – Um Airbus A300 caiu sobre um bairro residencial após falha no pouso, matando 203 pessoas.
Continua depois da publicidade
Leia também
De moradora de rua à musa fitness: o verdadeiro passado de Gracyanne Barbosa
Cuidado! Utilizar meia azul indica que você está solteiro
De Virgínia à Bruna Marquezine: Quem são as 5 noras de Leonardo