Um acidente por volta das 11h15min desta quinta-feira (30) causou lentidão na SC-401, sentido centro. Três carros bateram na faixa da esquerda, no sentido centro, cerca de 100 metros depois do Cemitério Jardim da Paz, no bairro João Paulo.
Continua depois da publicidade
O acidente foi leve, mas aconteceu justamente no trecho em que não há acostamento, depois que termina a terceira faixa. A retirada dos carros da pista só aconteceu depois que a Guarda Municipal chegou ao local, embora a rodovia seja estadual. Um dos veículos teve de ser empurrado. Foi o suficiente para uma fila se formar desde o Saco Grande por volta do meio-dia.

Em acidentes sem feridos, se os carros têm condições de trafegar, a retirada da pista deve ser imediata. Não é preciso esperar autoridade policial. Obstruir via pública sem necessidade é infração prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro.
— As pessoas travam a cidade inteira com essa lenda de que tem de deixar o carro parado para fazer a perícia. Não existe isso. Se o veículo consegue rodar, e não tem vítimas, tem de tirar do local — reforça o subcomandante da Guarda Municipal, Ricardo Pastrana.
Ou seja: manter o carro parado na pista, seja de rua, avenida ou rodovia, para discutir quem teve culpa ou quem vai pagar o quê, além de causar prejuízos à mobilidade e transtorno para os demais motoristas, dá multa. Caso o carro não possa rodar, é preciso chamar um guincho.
Continua depois da publicidade
Acompanhe o trânsito nesta quinta-feira na Grande Florianópolis: