A aeronave que sofreu um acidente e pegou fogo no aeroporto de São Francisco, na Califórnia, nos EUA, era um dos 12 aviões do modelo Boeing 777-200ER da companhia aérea sul-coreana Asiana Airlines. Eles foram adquiridos pela empresa em 2006 para realizar voos longos, como este que vinha de Seul, na Coréia do Sul, e estava no ar há 10 horas.
Continua depois da publicidade
Saiba Mais:
Avião sofre acidente e pega fogo durante aterrissagem em San Francisco
Infográfico: confira dados sobre o acidente no aeroporto
Jornais e usuários registram imagens do acidente
Continua depois da publicidade
Asiana Airlines tem histórico de acidentes aéreos e falhas de pilotos
Atualmente existem nove variações de Boeing 777. Este modelo, produzido desde 1995, conta atualmente com 415 aviões em atividade. O primeiro voo foi realizado em 1996 pela British Airways.
A aeronave, que tem uma capacidade máxima de decolagem de 297 toneladas, foi criada como uma opção de maior alcance das demais variantes. O 777-200ER – ER significa Alcance Estendido (Extend Range) – possui características como maior capacidade de carregar combustível e alcance de 14,149 km.
Com velocidade de cruzeiro de 894 km/h, o avião chega a uma altitude superior a 13 mil metros e tem capacidade de transportar até 300 pessoas.
Seu concorrente direto é o Airbus A340-300 e o futuro Airbus A350-900.
Desde que este modelo de aeronave entrou em atividade, este é o quarto acidente registrado. Nenhum deles deixou vítimas. O primeiro ocorreu em março de 2005, após um pouso no Aeroporto de Manchester, na Inglaterra.
Continua depois da publicidade
O trem de pouso esquerdo pegou fogo, mas imediatamente a tripulação evacuou a aeronave, que sofreu danos pequenos. Em agosto do mesmo ano, um avião da Malaysia Airlines teve que realizar um pouso de emergência em Perth, na Austrália.
Menos de três anos depois, em janeiro de 2008, um avião da British Airways, na rota Pequim-Londres, não conseguiu pousar na capital inglesa.
A aeronave pousou antes da cabeceira da pista, perdeu parte das asas e o trem de pouso entrou em colapso. Este foi o primeiro acidente em que a aeronave sofreu perda total.
A companhia sul-coreana Asiana Airways tem histórico de acidentes e falhas de pliotos.
Veja imagens da aeronave em chamas:
Confira o local do acidente: