A morte de mais uma pessoa em acidente no Morro dos Cavalos, em Palhoça, chama atenção pela frequência. Em dias de chuva, além das estatísticas, aumentam as suspeitas de que um defeito na pista, aliado à imprudência dos motoristas, possa contribuir para o grande número de acidentes no trecho da Grande Florianópolis.

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Dados da Polícia Rodoviária Federal apontam que de janeiro a setembro deste ano, oito pessoas perderam a vida no Km 235, da BR-101. Ainda em 2013 já foram contabilizados 110 acidentes no local. A maioria das colisões são traseiras e frontais ocasionadas por excesso de velocidade ou imprudência.

Devido à frequência de ocorrências a PRF solicitou reparos na adequação da pista com o trecho duplicado. Segundo policiais da PRF, os acidentes acontecem no sentido sul-norte, cerca de 30 metros após a ponte, onde a pista duplicada passa a ser pista simples sem acostamento seguida de curva à esquerda. No local, há aproximadamente dois meses, a Construtora Sul Catarinense, por meio de um contrato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), realizou os reparos de adequação na pista simples junto à duplicada.

A Autopista Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia, informa que desde junho deste ano o trecho do Km 220 ao 244 foi incorporado ao contrato de concessão, mas a responsabilidade da empresa é apenas realizar a conservação e atendimento no trecho. Obras de ampliação, túneis e investimentos como barreiras de concreto não estão contempladas no contrato.

Concessionária e DNIT divergem sobre trecho

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O diretor superintendente da Autopista, Paulo Castro, reforça que a responsabilidade da concessionária no trecho é referente à manutenção e sinalização, não se estendendo à obras estruturais necessárias para a solução do problema no local.

– O caso ali é uma adequação no encaixe da duplicação da pista. O DNIT tem que refazer o encaixe que não ficou adequado. A declividade da pista, a curva e o excesso de velocidade dos motoristas, resultam nos acidentes – avalia

O DNIT, por meio de assessoria, informa que após a concessão para a Autopista não tem mais jurisdição para qualquer intervenção ou melhoria do trecho e que a reponsabilidade da obra em questão é inteiramente da concessionária.

Túnel seria a solução no Morro dos Cavalos

As obras no Morro dos Cavalos, que incluem a construção dos túneis, são uma das mais complexas e por isso constituem as últimas etapas a serem concluídas no pacote de duplicação da BR-101. Tanto PRF quanto concessionária e DNIT concordam que a obra seria a solução para reduzir o número de acidentes no local. Segundo o DNIT, as licenças prévias foram emitidas pelo Ibama no fim do mês de agosto. A estatal trabalha na elaboração do edital e a expectativa é que a licitação para as obras seja lançada até o fim desde ano. De acordo com o projeto, a previsão de execução das obras é de quatro anos.

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