O tombamento de um caminhão na BR-101, na região de São João do Itaperiú, no Litoral Norte de Santa Catarina, causou o derramamento de carga tóxica e altamente inflamável na pista. Consequentemente, filas de até 21 quilômetros se formaram na rodovia na manhã desta quarta-feira (18), já que o trânsito ficou bloqueado em ambos os sentidos. 

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

O acidente ocorreu por volta das 22h20min de terça-feira (17). Ninguém ficou ferido. O caminhão bitrem tombou perto da alça de acesso ao município de São João do Itaperiú, no km 83. Os veículos foram desviados pelo acostamento, causando lentidão. O trânsito foi liberado no começo da tarde de quarta. 

Segundo a Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a rodovia, o trânsito foi desviado para a marginal no sentido Curitiba, onde foram registrados 12 quilômetros de congestionamento. 

No sentido Porto Alegre, o desvio também ocorreu pela marginal. Com isso, foram 21 quilômetros de fila. 

Continua depois da publicidade

Transbordo da carga de 35 toneladas

O Corpo de Bombeiros Militar efetuou o isolamento do local em um raio de 300 metros, conforme protocolo do produto derramado. A ação ocorreu em conjunto com PRF e Defesa Civil. As medidas preventivas foram gerenciadas no local pelos órgão responsáveis. 

O produto teria se espalhado em área de aproximadamente 3 mil metros, mas não houve contaminação do solo. A carga despejada é de estireno, um produto utilizado na produção do poliestireno, isopor, ABS, borracha (SBR) e poliésteres insaturados. 

Além de inflamável, o estireno é nocivo por inalação, provoca irritação nos olhos, pele e trato respiratório. A superexposição ao produto pode causar dor de cabeça, tontura, falta de coordenação, fadiga, náuseas, perda de apetite e inconsciência.

Leia mais:

Hard Rock em SC já tem nome definido e previsão de R$ 1 bi de investimentos

Família de SC fala sobre participação na série “O Gambito da Rainha”