Um bebê de um ano e meio ficou soterrado nos escombros de uma casa destruída durante a passagem do ciclone por Florianópolis nesta terça-feira (30). O menino foi salvo por familiares depois de ficar preso entre vigas da residência, que desabou ao ser atingida por uma árvore que caiu com a força do vento.
Continua depois da publicidade
O caso ocorreu no Morro das Pedras, no Sul da Ilha, durante o vendaval que deixou estragos em toda a região no fim da tarde. A criança estava no sofá dentro de casa, junto dos pais e do irmão mais velho, de dois anos e 10 meses, quando uma árvore do terreno vizinho caiu em cima da residência e destruiu o cômodo em que a família estava. Os pais e o filho mais velho conseguiram escapar, mas o bebê acabou preso pelos escombros.
– Estávamos na sala de jantar, meu menorzinho no sofá e a gente perto da porta. Escutamos um estouro e corremos para a janela olhar, e nessa hora veio a parede inteira e logo atrás a árvore, enorme. Meu pequeno fico inteiro soterrado, ele sumiu. Meu marido conseguiu amortecer um pouco os galhos, meu filho maior ficou com o pé enterrado nos escombros, mas consegui puxar e tirar ele de lá com o meu marido. Na sequência o meu cunhado que mora no mesmo terreno veio ajudar – lembra a mãe da criança, Valentina Lapaz Maiotto, de 23 anos, que está grávida.
Marido da irmã de Valentina, Gabriel da Silva conta que correu até a casa quando viu a árvore caindo. Ele e um amigo correram até os escombros e começaram a procurar a criança durante o temporal. O pequeno Caleb continuava no sofá, coberto por pedaços da parede que desabou.
– Ele estava coberto por tijolos, só com a cabecinha para fora. Não se machucou em nada, nem uma unha quebrada. Só um raspão na testa e outro no pézinho. Ele ficou num buraco pequeno com tudo aquilo em cima dele. A casa inteira destruída, eu perdi tudo, e ele a salvo naquele buraco. Foi inacreditável, estou em choque até agora. Achei que eu tinha perdido o meu filho – conta Valentina.
Continua depois da publicidade
O casal e as crianças estão bem e passaram a noite na casa da mãe de Valentina, que mora no mesmo terreno. Equipes do Corpo de Bombeiros foram até o local para analisar a situação e orientar a família.

Árvore que caiu ficava em terreno de escola estadual
A casa da família Lapaz fica ao lado do terreno da escola estadual General José Vieira da Rosa. A árvore que caiu e destruiu a residência estava no terreno da unidade de ensino.
Em nota enviada à reportagem, a Secretaria de Estado da Educação informou que enviou uma equipe até o local para avaliar os danos e, com base no relatório produzido pela Gerência de Infraestrutura Escolar, “manifestará um posicionamento sobre a situação”.
