O Balneário Barra do Sul é uma das opções mais procuradas pelos moradores do Norte de Santa Catarina durante a temporada de verão. O município ainda não projeta número turistas que deve receber durante este período, mas no ano passado cerca de 100 mil pessoas passaram pelo local apenas entre o Natal e o Ano Novo.

Continua depois da publicidade

Entre os atrativos da cidade estão as belezas naturais, como um arquipélago formado por cinco ilhas: dos Remédios, Feia, Araras, Instriptinga e Islobo. Os veranistas ainda podem encontrar opções de praias e a Lagoa da Costeira, que oferece tranquilidade, além de uma alternativa para prática de esportes náuticos.

O aposentado Paulo Alfredo Haeberlin, 65 anos, mora há mais de uma década na cidade depois de ter se mudado de Joinville. De acordo com ele, durante a temporada de verão muitas pessoas escolhem a lagoa para passar o dia. Caminhar e sentar em um dos bancos de frente para o mar para apreciar a natureza está entre as preferências:

— É muito boa essa tranquilidade da lagoa. Gosto de sentar aqui e ficar olhando para a paisagem.

Dificuldades no acesso ao Balneário

Continua depois da publicidade

Com população estimada em 10.550 moradores, Barra do Sul é uma cidade tranquila durante quase todo o ano. Com a chegada do verão, o movimento intensifica e os motoristas fazem fila pelas ruas em busca de um lugar para estacionar e curtir o mar.

Um dos grandes desafios é chegar ao município durante a temporada, já que o principal acesso é via BR-280. Com isso, os turistas que vão para São Francisco do Sul e Barra do Sul dividem o mesmo trânsito na rodovia federal até a entrada da rodovia estadual que leva ao Balneário.

Uma das esperanças da prefeitura é de que a pavimentação da Estrada Geral da Barra do Itapocu seja finalizada até o fim do ano. Ela liga o município com Araquari e serviria como um novo acesso para Barra do Sul. Até o ano passado, ela era uma estrada de chão com condições muito ruins para os motoristas. As obras começaram neste ano e a estimativa é de conclusão até o fim de dezembro.

Prefeitura instala contenção de pedras nas praias

Um dos problemas enfrentados pela cidade neste ano foram as ressacas que atingiram as praias nos últimos meses. As faixas de areia reduziram e a prefeitura precisou instalar contenções de pedras para evitar maiores estragos nas praias.

Continua depois da publicidade

— A praia está limpinha por enquanto, mas vai ter pouco espaço para o pessoal ficar aqui. Se a maré subir mais, não tem mais praia — comenta o aposentado Moacir Pavesi, 53 anos.

Segundo José Ponciano, chefe de serviço de Secretaria de Turismo, a intenção agora é fazer mais entradas para as praias para evitar que os banhistas se machuquem nas pedras.

Obras na Boca da Barra

Além disso, outras obras estão em andamento na cidade. Na Boca da Barra, a prefeitura está fazendo calçadas, inclusive com acessibilidade para pessoas com deficiência, e também pavimentação com lajotas. De acordo com Ponciano, a ideia é fazer asfalto no futuro.

— Todo mundo vem para cá no verão e agora vai ficar muito bom com esse projeto — garante o comerciante Bernardo Cisz, 76 anos, conhecido na região como Polaco.

Continua depois da publicidade

O município também está estudando a possibilidade de colocar banheiros químicos na parte da Lagoa da Costeira e da Boca da Barra durante a temporada. A prefeitura ainda está em contato com os barcos de turismo da região para fazer as viagens de acesso às ilhas do arquipélago de Barra do Sul, disponibilizando mais uma opção de lazer para os turistas.