O acesso ao Mirante de Joinville, no Morro do Boa Vista, foi reaberto nesta quarta-feira (23) e muitas pessoas já aproveitaram para relembrar as caminhadas na subida mais tradicional da cidade. No entanto, nem todos cumpriram as regras sanitárias de prevenção ao coronavírus logo no primeiro dia, especialmente grupos que andaram pelo local sem o uso de máscaras.

Continua depois da publicidade

Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

O acesso ao ponto turístico ficou interditado por três meses durante a pandemia. Entretanto, a estrutura principal, de onde é possível visualizar toda a cidade, continua com acesso proíbido. 

A autorização ao Morro do Boa Vista passou a valer após decreto publicado na última terça-feira (22), que também prevê outras medidas. O decreto inclui a liberação de praças e parques para a prática de esportes individuais.

> Joinville registra mais quatro mortes por coronavírus

Continua depois da publicidade

Conforme a Secretaria da Saúde do município, a fiscalização nos locais será realizada a partir de denúncias feitas pelo Web-saúde, serviço disponibilizado pela Secretaria da Saúde de Joinville, pelo whatsapp.

A Secretaria reitera, ainda, que o uso de máscaras continua sendo obrigatório no município por lei, uma vez que é o principal acessório para evitar a propagação do vírus. A reabertura também depende, segundo a secretaria, do bom senso e conscientização da população. Caso haja descumprimentos recorrentes, o acesso ao Mirante de Joinville pode ser novamente fechado.

> Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC

Melhorias de indicadores levaram a flexibilizações

As flexibilizações foram definidas após melhoria nos indicadores medidos pela prefeitura de Joinville em relação à pandemia. Também há análise de que Joinville e região têm possibilidade de recuar da situação “gravíssima” para “grave” na matriz do governo do Estado. A atualização da classificação será feita nesta quarta-feira (23).

> Secretaria de Educação de Joinville prepara volta das aulas, mas ainda considera retomada como “incógnita”

Continua depois da publicidade

A retomada do futebol recreativo, já com portaria de regras publicada, será permitida a partir do dia 29, caso Joinville recue na classificação de risco. O decreto publicado na terça também vai ampliar o horário permitido de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes.

> Ocupação de leitos gerais de UTI em Joinville chega a 100% na rede do SUS