Por Fernanda Rabello

O I/O é o maior evento que a Google realiza anualmente, onde é apresentada todas as novidades das suas plataformas, serviços e tecnologias como Android, Firebase, Flutter, dentre outros. É uma espécie de festival com várias atrações feita de e para os desenvolvedores, que incluem palestras, sandboxes, app reviews, codelabs, shows com bandas alternativas, street art e happy hours com comida e bebida.

Continua depois da publicidade

Pelo fato de o I/O ser um evento global, o networking lá é sensacional! Foi possível interagir com inúmeras pessoas de vários países e etnias. Esse ano, o Google I/O foi realizado de 7 a 9 de maio e teve pouco mais de 10,5 mil pessoas circulando durante os três dias de evento.

O I/O desse ano teve o foco voltado para a acessibilidade e mostrou como Machine Learning está impactando a vida das pessoas. Também mostrou como a Google conseguiu levar tecnologia para pessoas com deficiência auditiva, motora ou visual, dentre outros momentos "WOW" que aconteceram durante quase duas horas de keynote.

Eu realmente estava muito ansiosa para participar deste evento que considero um dos maiores e mais esperados eventos de tecnologia do ano, assim como o WWDC da Apple, F8 do Facebook e Build da Microsoft. Mas pensei duas, três, inúmeras vezes em cancelar a viagem aos Estados Unidos, quando descobri minha gravidez no final de abril. Eu nem imaginava ainda o quanto os sintomas da gravidez seriam acentuados para mim no final do primeiro trimestre, mas pensei um pouco nas restrições de uma gestante e tive vontade de abrir mão da oportunidade, da viagem e de tudo.

Continua depois da publicidade

Acessibilidade e estrutura

Nunca percebi a necessidade de acessibilidade para gestantes e mães/pais em eventos de tecnologia, mas hoje, esperando a Sophia, repenso alguns eventos que já participei e não me enxergo no contexto com um bebê. O que é bem engraçado, pois há uma cobrança muito grande para mulheres que estão em período gestacional ou que acabaram de ganhar bebê, que se recoloquem e se posicionem novamente no mercado. E isto só pode acontecer quando nós estamos ativamente participando de cursos, eventos, workshops, etc, para buscar conhecimento e principalmente em tecnologia, conseguir acompanhar as novidades que surgem diariamente.

No segundo mês de gravidez (quando estive no evento) foi quando os sintomas da gestação se acentuaram, quando passei a ter mais cansaço, enjoo e sono. Eu estava certa ao pensar lá no começo que não conseguiria enfrentar a empreitada de um evento tão rico em conteúdo quanto foi o Google I/O.

(Foto: Fernanda Rabello / Arquivo pessoal)

Pensando nisso, logo após o Keynote do evento, que é a palestra principal na abertura, eu já fui logo procurar para onde podia ir na hora que o cansaço chegasse, e me deparei com a primeira cabine do Mother's Room no evento. A Google instalou quatro dessas cabines maravilhosas para possibilitar o descanso das grávidas e de bebês que precisassem ir ao evento. Lá dentro tinha uma poltrona de amamentação maravilhosamente confortável; espaço aconchegante com aquecedor e meia luz, possibilitando aquele cochilo renovador; carregadores de celular para todas as entradas de modelos; água mineral; bancada com trocador com os materiais de higiene necessários para se trocar um bebê; nebulizador. E para usar este espaço fantástico, a mamãe precisava apenas colocar seu nome em uma agenda que programava espaços a cada 30 minutos para se usar a sala.

Cheguei com uma expectativa altíssima para o evento e todos os meus critérios foram superados, e muito mais! Eu tive essa maravilhosa experiência de poder ficar no evento durante os três dias, desfrutando de todos os espaços e sandboxes que eu planejei ir, assistir a palestras e fazer muito networking com a grande turma de brasileiros que estavam também por lá e pessoas de várias partes do mundo, conversar com Googlers e tudo que desejei fazer, e sempre nos intervalos descansando, recarregando minhas energias para um novo período do dia.

Continua depois da publicidade

​Tech SC: acompanhe as principais notícias sobre tecnologia em Santa Catarina ​

O orgulho que eu tenho de fazer parte da comunidade Google Developers (GDG) desde 2014 é imenso e cresce cada dia mais, a cada nova ação que tomamos na comunidade e em cada novo evento. A gratidão que eu tenho ao Google por proporcionar a oportunidade de que eu pudesse participar deste evento tão rico e pudesse estar hoje aqui dando meu depoimento sobre essa experiência fantástica que só foi possível por que a empresa se preocupou em receber as grávidas e mamães no evento.

Sem dúvidas, saio dessa experiência cheia de inspirações para próximos eventos de tecnologia em Florianópolis que o GDG Floripa vêm organizando, e aproveito para fazer o convite a toda comunidade tech de Florianópolis para participar do nosso DevFest 2019, que está sendo planejado com muito carinho para acontecer em outubro de 2019, com expectativa de 500 pessoas.

*Fernanda é organizadora do Grupo de Desenvolvedores do Google (GDG) Floripa. Ela foi convidada pela Tech Power para escrever sobre sua experiência no Google I/O 2019. A Tech Power é uma iniciativa que busca ampliar a participação e liderança feminina no setor tecnológico da Grande Florianópolis por meio da comunicação. O projeto foi criado por mulheres que trabalham na Dialetto, empresa de assessoria de imprensa e marketing digital especializada em tecnologia. Saiba mais.