A acessibilidade da Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, foi aprovada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em uma vistoria feita nesta quinta-feira (2). As informações são da NSC TV.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A principal mudança foi em relação ao piso tátil instalado no local. Uma vistoria mostrou que a estrutura essencial para quem tem deficiência visual estava no canto, perto de alguns pontos sensíveis consideráveis. Agora, esse material foi instalado no centro da calçada.
A obra na principal avenida do bairro do Leste da Ilha começou em outubro de 2020 e já passou por pelo menos cinco prorrogações em relação à entrega. A promessa da prefeitura agora é finalizar a obra até o fim deste mês.
Ela integra o pacotão de obras da prefeitura que devem ser finalizadas até o aniversário de Florianópolis, celebrado em 23 de março. A conclusão do alargamento da faixa de areia da praia de Ingleses, no Norte da Ilha, também faz parte das promessas da gestão Topázio.
Continua depois da publicidade
A vistoria feita pelo MPSC nesta quinta teve como foco a acessibilidade e também se as solicitações de finalização do recapeamento asfáltico e também de ciclovia foram concluídas.
Apesar do “ok” do Ministério Público, a NSC TV levou um integrante da Associação Catarinense para Integração do Cego e uma pessoa com deficiência visual para testar a estrutura de acessibilidade. Ambos demonstraram dificuldade para andar pelo local.
O promotor do MP, Daniel Paladino, informou que o andamento da obra até aqui “agradou bastante”.
— O intuito é verificar a conclusão das obras ou quase conclusão, principalmente os itens de acessibilidade, mobilidade, segurança para circulação de pessoas. O que nós vimos hoje nos agrada bastante. A grande polêmica era o piso tátil que, no projeto, constava na extremidade e a prefeitura mudou para o centro, gerando mais segurança para as pessoas. Há um trecho ainda a ser concluído de calçada mas houve a garantia que até o aniversário da cidade estará tudo finalizado — disse Paladino.
Continua depois da publicidade
Quem também celebrou o parecer favorável pós vistoria foi o prefeito da Capital, Topazio Neto. Elle reafirmou que a obra deve ser entregue no prazo, diferente das últimas cinco ocasiões em que a data foi postergada.
— O que a gente pode constatar aqui é que o piso está 100% entregue, ciclovia entregue, decks de madeira faltam 5 ou 10 metros para terminar, e as calçadas só os pontos mais críticos é que estão sendo resolvidos porque são pontos que têm uma solução para cada lugar. Nós temos convicção de que a obra está praticamente pronta — disse o prefeito da Capital.
*Com informações de Bruna Radtke, NSC TV
Leia também
Palhoça e Biguaçu recebem sessões de cinema gratuito para a população
Jovem é preso com grande estoque de drogas, armas e dinheiro em Florianópolis