O acervo sobre a ditadura militar em Santa Catarina, doado pelo Coletivo Catarinense Memória, Verdade e Justiça ao Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH) do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Udesc, foi apresentado oficialmente na tarde desta terça-feira em Florianópolis. Composto por recortes de jornais e revistas, relatórios, gravações de som e vídeo, dossiês de presos políticos, fotografias e folders que registram dados e fatos históricos da ditadura no Estado, o material é recolhido foi entregue à Udesc no ano passado e passou os últimos meses sendo digitalizado.
Continua depois da publicidade
A partir de agora, todos os arquivos estão disponíveis no IDCH para consulta e pesquisa — sendo que alguns deles não podem ser fotografados, digitalizados ou mesmo terem os conteúdos reproduzidos. Parte do acervo também está disponível na internet, como recortes de jornais e lista dos presos políticos catarinenses. Entre os destaques estão documentos sobre Paulo Stuart Wright, deputado estadual cassado e morto no período da ditadura.
— Fizemos o termo de doação no ano passado para que fossem feitos os cuidados de arquivo. O objetivo é disponibilizar para pesquisadores os dados desse período (da ditadura), que reunimos desde 1980 — explica a coordenadora do Coletivo, Thais Helena Lippel.
Criado em 2011, o Coletivo Catarinense Memória, Verdade e Justiça é formado por familiares de mortos e desaparecidos políticos, ex-presos políticos, estudantes, dirigentes sindicais e militantes de Direitos Humanos. O foco é a formação da memória, luta pelo estabelecimento da verdade histórica e pelo reconhecimento público de arbitrariedades e crimes cometidos durante a ditadura.
— Documentos que estavam espalhados passam a estar reunidos aqui. Passa a ser um ponto de pesquisa da comunidade catarinense, para pesquisadores, estudantes e todas as pessoas, tudo em um mesmo local — destaca a bibliotecária do IDCH, Iraci Borszcz.
Continua depois da publicidade
O Instituto funciona na Rua Visconde de Ouro Preto, 457, no Centro de Florianópolis. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para mais informações e agendamentos o e-mail é idch.faed@udesc.br e o telefone é (48) 3664-8562.
Confira a lista de documentos disponíveis no acervo:
– Matérias de jornais, cópias de documentos pessoais, fotografias, artigos e correspondências sobre Paulo Stuart Wright
– Recortes de Jornais sobre Paulo Stuart Wright: Pastas: 1, 2, 3, 4
– Gravações de som e imagem com depoimentos da Comissão da Verdade em SC e depoimento de 7 mulheres presas na ditadura militar. Listas
– Relação de 700 presos políticos de SC
– Biografias e fotos com processos relativos a Lei 9.140/95 que reconheceu os desaparecidos como mortos
Continua depois da publicidade
– Dossiê completo do Prefeito de Balneário de Camboriú que foi assassinado pela ditadura militar em 1969
– Folders, cartazes de atividades e eventos relacionadas a ditadura em Santa Catarina
– Processos de anistiados, desaparecidos e presos políticos catarinenses (Lei nº 10.719/98)
– Matérias publicadas em Jornais nacionais, estaduais e locais sobre mortos e desaparecidos na ditadura Pasta 1 — Pasta 2 — Pasta 3
– Filmes sobre a ditadura militar
– Manifestos sobre criação da Comissão Nacional da Verdade
– Relatórios do Coletivo Catarinense Memória, Verdade, Justiça