Obras de arte e móveis antigos de qualidade remetem à memória afetiva do dono. Esse acervo de família se tornaria a prioridade do projeto de interiores e o responsável pela personalidade do novo endereço de um médico com as peças valorizadas como relíquias da vida. Restauro e preservação foram os cuidados determinantes para a execução do trabalho do casal Cris e Danni Finkelstein, do escritório Salus Arquitetos Associados.

Continua depois da publicidade

Partiu de uma casa para um apartamento de dois dormitórios e 90 metros quadrados de área no bairro Bela Vista a mudança que resultaria em um mix harmônico de épocas:

– Decidimos que, como muitos dos móveis eram antigos, o projeto seria conduzido para uma linha contemporânea e de linhas retas, para que a mistura final resultasse num apartamento único, com alma e caráter, com muito conforto e um apelo estético agradável- ressalta a arquiteta Cris, ao destacar que as peças antigas foram restauradas e reutilizadas respeitando o desenho original, mas inovando em cores e texturas.

Móveis contam histórias

No ambiente de jantar, impera a mesa restaurada e pintada com técnica especial. Às cadeiras igualmente restauradas foram acrescentados tecidos nobres – veludo em estampas e texturas diferentes – nas áreas estofadas. Encima o conjunto um novo lustre espanhol com esferas de cristal, representante da mistura proposta, com estrutura de aço inox e desenho atual. Apoia o reduto um aparador de aço e vidro.

Continua depois da publicidade

Para o fechamento do ambiente, Cris e Danni especificaram cortinas de seda natural em tom capim dourado, próximo ao das paredes da área social, tonalidade contrastante com o piso de porcelanato marrom.

Na sequência do living integrado, de layout fluído, “com poucas e bem escolhidas peças”, o estar (abaixo) desfruta da presença de uma poltrona vinda da casa original, disposta em lugar de destaque na composição com o sofá. Tem ainda a mesa contemporânea de centro e os laterais garden seats, curingas que podem ser levados à varanda que se conecta ao living. Junto à parede, outro móvel antigo, em madeira de lei, também restaurado. Projeta-se sobre a composição a pintura acrílica sobre tela de Walmor Corrêa. A obra figurativa exibe um nadador que remete a um dos hobbies do habitante do espaço recém-composto.

Chega a detalhes a restauração que revitaliza os componentes da área social: repousam na estante que abriga a aparelhagem de som e a TV livros antigos, relíquias de família recuperadas. O móvel sob medida combina as madeiras imbuia e laca alto-brilho em tom de caramelo, com a área central projetada como um painel. Como o morador aprecia a música clássica, o home theater e todo o apartamento têm caixas de som para desfrutar do mesmo som da sacada até o dormitório. Do mesmo modo, valoriza o design de interiores o projeto luminotécnico.

Na cozinha, o refrigerador antigo Aviator (acima) é a estrela da proposta do ambiente de fundo neutro, restaurada e pintada em amarelo mostarda. Essa peça é tratada como uma relíquia de família que acompanha o proprietário desde a sua infância.

Continua depois da publicidade

Um recanto para refeições (acima) tem a presença de cadeiras que também remetem a um outro tempo e adicionam charme ao espaço funcional de paleta bicolor quebrada apenas pelos acessórios e pela geladeira. As cadeiras eram de madeira escura e foram restauradas e pintadas de branco.