Uma ação integrada para reabilitação e retirada de moradores de rua vai ocorrer a partir das 11h desta quinta-feira, às margens da Via Expressa, no limite entre Florianópolis e São José. A ação envolve Ministério Público, as guardas municipal dos dois municípios, Polícia Militar e outros órgãos de segurança e assistência social. O local é dominado por usuários de droga, principalmente o crack.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao Notícia da Manhã de hoje, o promotor Daniel Paladino disse que essa ação deve ser realizada com mais periodicidade:
– Já faz mais ou menos um ano da ultima operação. Normalmente a situação fica regularizada nessas regiões por três ou quatro meses. Essa operação tem que ser realizada de forma menos espaçada, a cada dois ou três meses, para se manter uma certa ordem no local. Todas pessoas abordadas terão opção de escolher se querem continuar em situação de rua, ou serem ajudadas pelo poder público. Queremos levar essas pessoas para centros de reabilitação – afirmou Paladino.
Essa operação, da maneira que está sendo realizada, já tem mais de dois anos.
– Temos várias pessoas que se reabilitaram. Na última ação realizada na rua Deodoro, no Centro, mais de 90 pessoas foram atendidas. Muitas delas aceitaram propostas de trabalho e deixaram as ruas – acrescentou Paladino.
Continua depois da publicidade
Ouça a entrevista completa: